IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Plantio agroecológico de forragens anima agricultores e agricultoras de Campo Formoso

Plantio agroecológico de forragens anima agricultores e agricultoras de Campo Formoso

A experiência de cultivar plantas forrageiras, especialmente a palma, de forma agroecológica e irrigadas por sistema de gotejamento com água de cisternas, mobilizou várias famílias das comunidades de Várzea dos Pauzinhos, Algodões, Lagoa do Porco e Boa Vista, no interior de Campo Formoso – BA.

Essas comunidades são formadas basicamente por criadores/as de caprinos e ovinos que já tem experiência com o cultivo de plantas forrageiras para alimentar a criação e que agora estão experimentando esse tipo de plantio chamado Ensaio Agroecológico, que além de irrigado, é também adubado com esterco de animais. Boa parte do plantio foi feito em curva de nível que protege o solo e ajuda a reter água. Esse método se diferencia do modo geralmente adotado pelas famílias.

A experiência, que mobilizou principalmente as mulheres dessas comunidades, ocorreu de forma prática nesta quarta-feira (16), com início do plantio de palma das espécies orelha de elefante e palma doce, que ocorreu em uma área coletiva da comunidade de Várzea dos Pauzinhos. Em breve, essa área com cerca de um hectare, dividida em oito glebas, será transformada em um banco de proteína para os animais, porque além da palma, serão plantadas também leucena, sorgo, moringa, gliricídia e outras forragens que serão distribuídas para as propriedades das famílias.

A engenheira agrônoma Ana Márcia Carvalho, mestre em Ciências Agrárias e que orientou as famílias no plantio, disse que as forrageiras, principalmente a palma, darão um importante suporte aos animais que às vezes chegam a morrer por falta de alimentos em períodos de seca. “Aqui será um banco de sementes e de proteínas essencial para o desenvolvimento produtivo dos animais”, disse a agrônoma que também destacou a importância do sistema de irrigação por gotejamento, uma vez que economiza muita água e é ideal para desenvolvimento de algumas espécies de forragens que serão plantadas na área.

 

A atividade, que serve de incentivo à caprinovinocultura praticada pelas famílias da região, é mais uma ação do Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), cujos recursos são frutos de Acordo de Empréstimo contraído pelo Governo da Bahia junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

De acordo com João Paulo Rodrigues Pinto, agrônomo do Pró-Semiárido, o cultivo de diferentes espécies forrageiras como a palma e outras plantas ricas em proteínas, representa ganhos significativos no ponto de vista alimentar para a criação que não vai precisar de tanta ração comprada no comércio.

Para Dona Neide Guimarães Silva, criadora de ovelhas, plantar palma em fileiras, com menor espaçamento e adubadas com esterco, como ocorreu no Ensaio Agroecológico, lhe serviu muito como uma aprendizagem. “Aqui aprendi a plantar a palma de um jeito diferente (...) e agora vou aproveitar o esterco da minha roça que antes eu não aproveitava muito”, disse a agricultora.

“A implantação dessas forragens vai melhorar muito porque vamos ter comida para os animais, principalmente na época da seca,” destacou dona Maria Eunice Borges, também criadora de ovelhas e líder comunitária. A criadora enfatizou ainda a importância dos animais como a principal fonte de renda para as famílias da região e que precisam estar bem alimentados para produzir carne, leite e outros derivados importantes para quem cria e para a economia da região de forma geral.


Texto e fotos: Agência Chocalho


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Plantio agroecológico de forragens anima agricultores e agricultoras de Campo Formoso

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005