IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

VIII Capacitação para Promoção da Viabilidades do Semiárido acontecerá em novembro

VIII Capacitação para Promoção da Viabilidades do Semiárido acontecerá em novembro

O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, através do Projeto de Extensão Programas Experimentais de Televisão – WebTv Uneb Juazeiro, vai realizar a VIII Capacitação para Promoção da Viabilidades do Semiárido. O evento, que é voltado para estudantes de Cursos de Comunicação Social, profissionais da imprensa e comunicadores/as populares, acontecerá de 09 a 11 de novembro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro - BA.

O Curso tem como objetivo discutir a comunicação para a Convivência com o Semiárido, com o público alvo, apontando o que é a proposta da Convivência, o que é a região Semiárida, tecnologias sociais, modos de produção, entre outros aspectos, além de debater sobre o papel da comunicação dentro da proposta.

A programação conta com a colaboração de diversos profissionais da área, que integram a equipe do Irpaa, desde zootecnistas, agrônomos/as, técnicos/as agrícolas, educadores, jornalistas, dentre outros/as. Consta ainda a apresentação do Projeto de Pesquisa da Uneb, Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro. Atividades práticas de produção jornalística, como textos, vídeos e programa de rádio também farão parte da formação dos/as participantes.

Karine Pereira, Coordenadora do Eixo Comunicação do Irpaa, explica que o evento visa fortalecer as relações entre a comunicação social e os estudos voltados para o Semiárido, “a expectativa do curso é que a gente consiga dialogar com os futuros profissionais de comunicação a necessidade de comunicarmos a verdadeira imagem do Semiárido Brasileiro, viável economicamente e socialmente”, disse Karine.

Outro fator que a jornalista destaca é a desconstrução de uma imagem do Semiárido baseada em “preconceitos” disseminados pela mídia tradicional. “Outro ponto chave desta formação é também problematizar, junto a este público, o estereótipo dado a região, com sendo um local de fome, falta de água, mazelas, dependência econômica das outras regiões do país, dentre outras definições que nos foram tachadas, principalmente, pelos jornais, revistas, cinema, música e literatura”, concluiu a jornalista.

Para a professora e pesquisadora da área do Jornalismo Contextualizado com o Semiárido, Fabíola Moura, a parceria com o Irpaa para a realização do evento é importante, visto que contribui para o avanço nas pesquisas referentes à promoção de um semiárido visualizado de forma real. “Essa já é a oitava edição do curso que nasceu da necessidade de refletirmos mais sobre a produção de um jornalismo mais próximo da realidade do Semiárido”, falou Fabíola.

Para participar da capacitação, os/as interessados/as podem realizar a inscrição de hoje (1º) até o dia seis (06) do presente mês, diretamente com o monitor da WebTv Uneb Juazeiro ou no Centro Acadêmico de Comunicação Social da Uneb (Cacos), no Departamento de Ciência Humanas, no Bairro São Geraldo, em Juazeiro.


Texto e Imagem: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

VIII Capacitação para Promoção da Viabilidades do Semiárido acontecerá em novembro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005