IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Agricultores/as de Juazeiro participam da oficina de Planejamento Participativo do projeto Ater

Agricultores/as  de Juazeiro participam da oficina de Planejamento Participativo do projeto Ater

O novo projeto de Ater será desenvolvido a partir dos problemas diagnosticados pelas comunidades que irão receber as intervenções da Assessoria Técnica e Extensão Rural, executado pelos técnicos do Irpaa. Para discutir as verdadeiras necessidades das famílias agrícolas de Juazeiro, está ocorrendo a Oficina de Planejamento Participativo - Ater/BA, que teve inicio nesta última quinta-feira (3) e será concluída nesta sexta-feira (4).

Estão presentes na oficina representantes das 16 comunidades que o projeto Ater atende em Juazeiro, Bahia. Sendo representados pelos presidentes e vice-presidentes das associações e por agricultores/as das regiões como, Massaroca, Vale do Salitre, Goiabeira, Cachoeira entre outras. O encontro é realizado no Centro de formação do Irpaa.

Durante a oficina foi apresentado o projeto e as três temáticas que vão nortear junto com as demandas priorizadas por cada comunidade atendida nas atividades da equipe. Sãos os temas prioritários: a Convivência com o Semiárido, abordado a partir das tecnologias de manejo e captação de recursos hídricos, educação contextualizada, sistema de produção apropriada para a região e a regularização das terras fundiárias; outro tema será as organizações socias, de que modo os trabalhos das associações, cooperativas e comitês das regiões podem ser fortalecidos; a terceira questão é a organização de produção para a comercialização dos produtos agrícolas.

Segundo o coordenador do eixo de produção, Tiago Pereira, o projeto pretende trabalhar com 480 famílias na região de Juazeiro. Tendo como público alvo, agricultores que moram nas comunidades e utilizam delas para retirar seu sustento e ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A equipe também atuará nos municípios de Curaçá, Canudos, Uauá, Casa Nova, Sobradinho, Sento-Sé, atendendo no total 1.920 famílias.

A agricultora Angélica Lemos, da comunidade das Goiabeiras, ressaltou como uma das carências de sua região, a escassez de água e o gerenciamento desse recurso. Além da falta de conhecimento ao trabalhar com a terra de forma correta, sem prejudicar o solo. Ela avalia os encontros e as atividades desenvolvidas pelos técnicos de suma importância, para aprender a conviver de forma confiante no Semiárido.

Os participantes da oficina discutiram em equipe a elaboração do mapa das necessidades de cada comunidade, pontuando a maior dificuldade vivenciada em cada temática apresentada pelo projeto. Com a identificação desses problemas, serão construídos os planejamentos das atuações dos técnicos. Dessa forma proporcionando maior interação entre comunidade e técnicos.
 

A próxima oficina acontecerá nas cidades de Sobradinho e Curaçá, nos dias 7 e 8 desse mês.

Inícios das atividades

O primeiro passo desse novo ciclo do projeto foi iniciado com a sensibilização e diagnóstico, realizados pelos técnicos nas suas comunidades de atuação. A partir desse levantamento foram identificadas algumas necessidades como, gerenciamento dos recursos hídricos, maior conhecimento dos agricultores/as das ações de política pública do PNAE, CONAB, dificuldade de acesso ao mercado para comercializar os produtos da agricultura familiar entre outros.

Próximas etapas do projeto

A partir das ações traçadas de acordo com cada perfil das comunidades do Território Sertão São Francisco será desenvolvido atividades como, visitas técnicas, dia de campo, com desenvolvimento  de atividades práticas e seminário temático, sendo o tema escolhido pelos agricultores/as beneficiados e encontro de avaliação do trabalho da equipe de Assessoria Técnica e Extensão Rural.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Agricultores/as de Juazeiro participam da oficina de Planejamento Participativo do projeto Ater

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005