IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Biólogos/as da Pro Science visitam áreas de Recaatingamento

Biólogos/as da Pro Science visitam áreas de Recaatingamento

Os/as biólogos/as Paulo Fonseca e Simone Bazarian, membros da Pro Science, organização de São Paulo que presta consultoria a World Wildfile Found (WWF), uma das mais respeitadas entidades de defesa do meio ambiente em todo o mundo, estiveram na região visitando duas experiências do Recaatingamento. Na última segunda dia 22, eles conheceram a comunidade de Serra de Campos Novos em Uauá e no dia seguinte, Fartura, interior de Sento-Sé.

Nas duas comunidades eles conheceram uma série de prática de preservação da caatinga, principalmente por meio de conservação e introdução de plantas nativas deste bioma, muitas delas cultivadas em viveiros. Nessas comunidades, assim como em outras contempladas pelo Projeto de iniciativa do Irpaa, as famílias, geralmente criadoras de cabras e ovelhas em regime de fundo de pasto, mantém uma área totalmente cercada e livres da presença de animais, caçadores e outros tipos de ameaças. Com o tempo, essas áreas demonstram sinais de recuperação a partir do surgimento de novas plantas e de animais silvestres próprios da caatinga. No projeto, há também propostas de aproveitamento das riquezas naturais como beneficiamento de frutos nativos e extração de mel, por exemplo. Aspectos da conscientização e educação ambiental também envolvem os moradores das comunidades.

Claudiomário dos Santos, mais conhecido por Claudir, líder comunitário de Fartura, fala com entusiasmo o quanto o projeto despertou a comunidade para a necessidade de preservar e aproveitar as riquezas da caatinga, que quando bem conservada, oferece boas condições de vida para as pessoas.

Os biólogos da Pro Science, se mostraram impressionados com o envolvimento das pessoas em torno das ações do Recaatingamento. Simone Bazarian disse que, como as prática de preservação da caatinga ainda surgem como algo novo no Brasil, as comunidades do Recaatingamento dão uma demonstração de que por meio dessas ações, este bioma se revela como uma fonte de múltiplas riquezas essenciais para reforçar a ideia de Convivência com o Semiárido.

As análises desses biólogos que visitarão outros biomas brasileiros, farão parte de um conjunto de importantes informações sobre práticas de conservação ambiental que serão sistematizadas através de um projeto denominado Portifóluim em Restauração Ecológica no Brasil, um importante instrumento de informações bastante úteis para novos e futuros programas que visam a preservação dos biomas brasileiros, de modo especial da Caatinga, que muito necessita ainda desses tipos de levantamentos. 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Biólogos/as da Pro Science visitam áreas de Recaatingamento

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005