IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Conferência de Ater debate estratégias para a assessoria rural no Bahia

Conferência de Ater debate estratégias para a assessoria rural no Bahia

Salvador foi sede da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª Cater), com o tema "Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis". O evento contou com a participação da delegação dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, compostos por agricultores/as, organizações governamentais e da sociedade civil, reunindo mais 300 conferencistas, entre os dias 06 a 08 desse mês.

Um dos objetivos da conferência era de apontar as perspectivas de ações de Ater para os próximos quatro anos, discutir as proposições levantadas nas Conferências Territoriais, que contribuiu para a aprovação de 30 propostas, que serão debatidas na Conferência Nacional. De acordo com Tiago Pereira, Coordenador Institucional do Irpaa e um dos delegados da conferência, essas propostas buscam de fato atender “os anseios, as dificuldades do público alvo da agricultura familiar e dos povos e comunidades tradicionais com relação à politica de Assistência Técnica e Extensão Rural”, afirmou Tiago. Também foi discutido a respeito da alimentação saudável, a partir do debate realizado pelo presidente do Consea e colaborador do Irpaa, José Moacir dos Santos.

Construção de conhecimento agroecológico, articulação da política de Ater com outras políticas públicas, metodologias participativas, ações específicas com jovens e mulheres, foram temáticas presentes nas propostas levantadas para Conferência Nacional, que vai acontecer entre os dias 01 a 03 de junho em Brasília. “Nessa segunda conferência o grande marco é que todos esses anseios das comunidades de base, da agricultura familiar, a partir de suas organizações foram considerados”, destaca Tiago. A execução da política de Ater “é a mola mestra para se alavancar o processo de desenvolvimento no campo”, pontua.

Para o Irpaa, todo conhecimento e aprendizado adquiridos juntos com as comunidades assessoradas pelo Instituto é levado para a conferência com o intuito de construir proposta que atendam as especificidades do Semiárido e das comunidades que aqui vivem. Além do Irpaa, o Movimento de Organização Comunitária - MOC, a Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecológico - Agendha, o Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais - Sasop, Associação do Semiárido da Microrregião de Livramento - Asamil e o Centro de Assessoria do Assuruá - CAA foram algumas das entidades que saíram com delegados/as eleitos/as para defender as propostas na próxima etapa da conferência.


Texto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Conferência de Ater debate estratégias para a assessoria rural no Bahia

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005