IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Continuam abertas inscrições para o I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento

Continuam abertas inscrições para o I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento

Com o tema “Desafios do Desenvolvimento Rural: Resistências, Modos de Vidas e Sustentabilidade”, será realizado o I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (I CIIERD), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Congresso é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf e acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA). As inscrições já estão abertas, voltadas para estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação, profissionais, agricultores e representantes de comunidades tradicionais.

Os estudantes e profissionais devem se inscrever por meio da plataforma online. Até o dia 30 de setembro, a taxa de inscrição é de R$ 20,00 para alunos da educação básica, graduandos e pós-graduandos e de R$ 50,00 para profissionais. A partir dessa data, os valores aumentam, conforme consta no site do evento.

Já os agricultores e membros de comunidades indígenas, quilombolas e de fundo de pasto não precisam pagar pela inscrição, que deve ser feita diretamente com o representante do Núcleo de Desenvolvimento Territorial do qual fazem parte. Durante o evento, essas pessoas também terão direito a alimentação e hospedagem gratuitas. Ao todo, serão 200 inscritos por cada território – Sertão do São Francisco (BA), Sertão do São Francisco (PE) e Serra da Capivara (PI) – além de 100 participantes da tribo indígena Truká Tupã, do território de Itaparica (BA).

Também será possível submeter resumos expandidos, que serão apresentados em 24 Grupos de Trabalho (GTs). Os resumos deverão ser submetidos em uma de três possíveis modalidades: trabalho científico, relato de experiência técnica ou relato de experiência popular. Esta última, entretanto, somente pode ter como autor principal agricultores ou membros de comunidades tradicionais. O envio também deverá ser feito online, até o dia 15 de outubro. As normas para submissão constam no site. Os melhores trabalhos apresentados em cada modalidade receberão prêmios.

Selo da ONU - Durante a programação, um momento merece destaque: no dia 29, às 14h, na mesa redonda “A Universidade e o Desenvolvimento Sustentável”, a Univasf receberá o selo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS tratam-se de uma agenda estabelecida em 2015, que conta com 17 objetivos a serem cumpridos pelos países até o ano de 2030, como a erradicação da pobreza, a agricultura sustentável e a igualdade de gênero.

Nesta solenidade, estarão presentes representantes da Univasf, como o reitor Julianeli Tolentino de Lima e a pró-reitora de Extensão Lucia Marisy, do Ministério da Educação (MEC), dos governos estaduais da Bahia, de Pernambuco e do Piauí, entre outros. A coordenadora do PPGExR e organizadora do I CIIERD, professora Márcia Bento, destaca que este será um momento do evento muito importante para a instituição.

A programação do I CIEERD contará ainda com outras mesas redondas, minicursos, oficinas e os GTs, que discutirão conteúdos ligados à temática principal do evento. Segundo o vice-coordenador do PPGExR, professor Denes Dantas Vieira, a escolha de abordar os “Desafios para o desenvolvimento rural” reflete o período difícil vivido por essas populações no Brasil. “Escolhemos o tema devido ao retrocesso no avanço das políticas públicas para o meio rural e dos direitos sociais das populações tradicionais. No Vale do São Francisco, as comunidades estão passando por momentos conturbados política e socialmente, com conflitos e assassinatos de lideranças quilombolas. Por isso haverá, por exemplo, espaços para discutir a violência no campo”, explica Vieira.

Paralelamente ao I CIIERD, também serão realizados o III Encontro Nacional da Agricultura Familiar (III ENAFA), a II Feira de Empreendedorismo de Mulheres e a VI Semana de Ciências Sociais. O I CIIERD é promovido em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional projeto Pró Semiárido do Governo da Bahia, a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Texto: João Pedro Ramalho - Ascom Univasf


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Continuam abertas inscrições para o I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005