IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Estudantes promovem debate sobre agricultura familiar no último dia da Siepex

Estudantes promovem debate sobre agricultura familiar no último dia da Siepex

A II Semana de Integração de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepex) foi encerrada na última sexta-feira (26), marcada por apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos Grupos de Pesquisa do curso de Agronomia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro.

Entre os trabalhos discutidos, três promoveram o debate sobre a agroecologia e o papel do Irpaa na consolidação da Convivência com o Semiárido. Com o título “A experiência da realização do Curso Regional de Formação em Agroecologia do Nordeste – CRFA/NE” o grupo formado por ex-residentes do Irpaa e membros do Grupo de Agroecologia Umbuzeiro (GAU) apresentou relatos de vivência durante a formação realizada no Centro Dom José Rodrigues.

O graduando em Agronomia, Matteus Bagano, apresentou “A experiência do Encontro Nacional de Agroecologia (ENA)”, realizado em Juazeiro em maio deste ano. O trabalho abordou temas como o fortalecimento da agricultura familiar e a necessidade da reforma agrária. Para Matteus, “é importante para nós termos esse espaço dentro da Universidade para que possamos colocar para outras pessoas as experiências que temos fora da sala de aula. Foram cinco dias de Encontro do ENA e eu aproveitei para conversar com as pessoas de fora, que estavam na feira, montaram estandes e que são de realidades muito distintas no cenário brasileiro”, comenta.

“A importância do Centro de Treinamento Dom José Rodrigues na formação dos militantes do GAU (Grupo de Agroecologia Umbuzeiro)” encerrou a discussão dos grupos de pesquisa. O trabalho apresentado pelos graduandos Adão Gaspar, Davy Lima, João Trabuco e Judenilton Oliveira ressaltou a importância do Irpaa na formação de jovens militantes na luta pela valorização da agricultura familiar e do Semiárido.

Segundo Adão Gaspar, que também é membro do GAU, os trabalhos apresentados pelo seu grupo de pesquisa mostram aos estudantes que é possível desenvolver a agricultura familiar no meio acadêmico. “Quando a gente chega do campo dentro da universidade, pensamos que vamos trabalhar com temáticas que temos no campo, mas é completamente diferente. Os professores focam na questão de trabalhar com o agronegócio e uso de agrotóxico. O trabalho do GAU quer discutir a agroecolocia, que é possível desenvolver outra forma de agricultura” finaliza.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Estudantes promovem debate sobre agricultura familiar no último dia da Siepex

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005