IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Pró-Semiárido Juazeiro: comunidade Passagem do Sargento e entorno se mobiliza para escoar produção agroecológica

Pró-Semiárido Juazeiro: comunidade Passagem do Sargento e entorno se mobiliza para escoar produção agroecológica

Famílias acompanhadas pelo Pró-Semiárido e assessoradas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, realizaram no dia 10 de junho, na comunidade Passagem do Sargento, na região do Alto Salitre, município de Juazeiro – Ba, atividades para fomentar a comercialização das suas produções alimentícias e artesanais.

Uma das atividades do dia foi a realização da prévia de uma feira local, com a exposição de produtos da agricultura familiar. Banana, coentro, alface, laranja, coco, pinha, maracujá, macaxeira, abobora, mamão, pimentinha, limão, cebola, romã, doce e pano de pratos bordados foram alguns dos produtos expostos na feira. Durante a realização deste momento, às famílias tomaram os devidos cuidados de enfrentamento a Covid-19, com o distanciamento social e o uso de máscaras.

Na ocasião, os/as envolvidos também se reuniram para discutir sobre o funcionamento da feira, logística e deslocamento entre comunidades, produtos a serem comercializados, canais de comercialização, bem como a participação das famílias dos grupos do interesse de caprinocultura e dos quintais agroecológicos, tecnologias estruturantes para o desenvolvimento das famílias no Vale do Salitre, que vem sendo realizadas pelo Pró-Semiárido.

Os/as participantes socializaram e apresentaram os produtos que irão vender nas próximas feiras locais, a exemplo das hortaliças, verduras, legumes, frutas, doce, artesanato, lanches, entre outros alimentos oriundos da agricultura familiar. O grupo pretende ainda, além da comercialização na comunidade, escoar a produção para supermercados da cidade.

A iniciativa partiu da necessidade das famílias, contempladas com os quintais produtivos e os aviários do pró semiárido, escoarem o excedente das suas produções. Estão participando dessa articulação famílias das comunidades de Assentamento Maria Simões, Gangorra II, Sobradinho e Passagem do Sargento para planejarem estratégias de escoamento da produção.

Para a agricultora Ildete Nunes, da comunidade Passagem do Sargento, a iniciativa da feira foi das comunidades, mas a sua realização foi possível também por conta da assessoria técnica e a estruturação produtiva realizada pelo Irpaa através do Pró- Semiárido. “Pra mim foi um momento empolgante, pois foi o primeiro momento de construir uma feirinha. O Pró-Semiárido contribuiu porque o projeto feirinha começou por ter vindo alguém da comunidade vizinha vender verdura dos canteiros que foram criados pelo projeto Irpaa. Isso é gratificante. Por esse motivo, a gente está criando o projeto Feirinha. Foi um sucesso. Estou muito gratificante com essa iniciativa nossa”, aponta Ildete. A agricultora também ressaltou que essas ações são importantes para a inclusão produtivas das comunidades rurais.

Diego Santos, integrante deste coletivo, explica que inicialmente a feira vai continuar acontecendo na comunidade de Passagem do Sargento, com exposição de cinco barracas, onde serão expostos produtos diversos, garantido assim a segurança alimentar e nutricional familiar e a geração de renda. Ele avalia que a experiência desta primeira amostra foi produtiva e motivadora. Ele explica que o objetivo é ofertar alimentos saudáveis e também a criação de um espaço de comercialização.

“A nossa experiência foi maravilhosa em termos de participação, compromisso e interesse de quem esteve presente. A ideia principal dessa feirinha é para os moradores da comunidade onde o pessoal já vem produzindo algum tipo de produto. A ideia é fazer com que a famílias tenham uma renda extra, pois, na maioria das vezes, muitos produtos se perdem na roça”, avalia o Diego. Durante a reunião, Diego Santos recitou o cordel que fez sobre a iniciativa de criar a feira na comunidade.

Na avaliação de Lealda Maria dos Santos, colaboradora do Irpaa e que assessoras essas comunidades, o que mais chamou a atenção foi a autonomia das famílias e também a união em buscar soluções coletivas para resolver duas questões: gerar renda e escoar a produção que estava se perdendo. Iniciativas importantes para que as famílias caminhem sob sua própria gestão, potencializando toda a assessoria técnica e investimentos realizados nas comunidades através do projeto. “ Há um protagonismo muito grande na desenvoltura dessa feira. São mulheres, jovens que estão envolvidos diretamente nessas ações, desde o planejamento de colocar a feira até a questão da criatividade de organizar o espaço. É muito bom a gente ver que, independente da gente estar lá na assessoria técnica, as famílias conseguem aproveitar e potencializar aquilos que eles têm”, pondera.

O Pró-Semiárido é um projeto do Governo do Estado de desenvolvimento rural, com recursos oriundos de Acordo de Empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e Executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Com atuação em 32 municípios baianos, o projeto é realizado em parceria com organizações não governamentais, entre elas o Irpaa, que desenvolve o projeto em alguns municípios do Território Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru.

Texto: Lealda Santos e Eixo Comunicação do Irpaa
Fotos: Diego Santos
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Pró-Semiárido Juazeiro: comunidade Passagem do Sargento e entorno se mobiliza para escoar produção agroecológica

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005