IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

4º Fórum Educacional da Escola Antonila da França Cardoso conta com a participação do Irpaa

4º Fórum Educacional da Escola Antonila da França Cardoso conta com a participação do Irpaa

A Escola Antonila da França Cardoso, localizada na comunidade do Angico, distrito de Pinhões, em Juazeiro, está promovendo o quarto Fórum Educacional, com o tema “Aprendendo com a prática da leitura e escrita”. A quarta edição do evento, acontece de 17 a 21 de setembro, abordando assuntos como: identidade e comunicação para igualdade étnico-racial; gêneros textuais; gravidez na adolescência; educação do campo e desenvolvimento rural sustentável; oficinas entre outras atividades.

Uma das oficinas oferecidas foi sobre a Convivência com o Semiárido, ministrada por José Moacir, representante do Irpaa. Foi discutindo na oficina o significado do Semiárido, a forma preconceituosa como é vista a região, devido a seca, quais criações de animais são aquedadas na região do Semiárido em relação à quantidade de consumo de água de cada animal.

Moacir enfatizou que os problemas enfrentados com a seca, não são devido à ausência da chuva e sim pela dificuldade de armazenar e distribuir a água da chuva. Além disso, explicou e incentivou as/os estudantes a medirem a quantidade de chuva durante o ano na comunidade.

Janete Santana, diretora da escola, relatou que iniciativas como essa desperta nas/nos estudantes a consciência de ser do interior, de ser catingueiros, enxergando isso como uma característica, uma qualidade, já que alguns estudantes não se aceitam como catingueiros. Também demostrou interesse em trabalhar uma educação contextualizada contínua na escola.

Segundo o professor Leandro Reis, as/os estudantes estão perdendo sua identidade: “Os alunos estão perdendo sua identidade com contexto local indo mais para a dinâmica da cidade” e ressalta que a educação escolar é a partir de um conceito urbano e não rural, ocasionando na perda da contextualização da realidade dos seus estudantes.

Após ser debatido na oficina formas de se adaptar às condições oferecidas pela região do Semiárido, Lucimario Ferreira, morador do Angico, demostrou que uma das dificuldades para a convivência é a falta de união, que se houvesse essa união uma das alternativas para aumentar o rendimento da comunidade seria criação de uma cooperativa.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

4º Fórum Educacional da Escola Antonila da França Cardoso conta com a participação do Irpaa

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005