IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidade Fundo de Pasto de Abaré comemora um ano mantendo Horta Comunitária com água de chuva

Comunidade Fundo de Pasto de Abaré comemora um ano mantendo Horta Comunitária com água de chuva

A possibilidade de consumir e comercializar produtos orgânicos irrigados com água de chuva ao tempo em que fortalece a união da comunidade é uma realidade na comunidade Fundo de Pasto de Varjota, no interior do município de Abaré, no sertão da Bahia. Beterraba, quiabo, pimentão, cenoura, coentro, alface, cebolinha, couve e pepino são os atuais alimentos cultivados na Horta Comunitária implantada na comunidade a partir do Projeto Mais Água, executado pelo Irpaa.

O trabalho coletivo teve início no dia 20 de setembro de 2014 e hoje, um ano depois, a comunidade contabiliza três safras colhidas, cujos produtos contribuem com a melhoria da alimentação das sete famílias horticultoras e da vizinhança e com a geração de renda paras as famílias que levam para a feira o excedente. Um barreiro trincheira comunitário construído para armazenar água da chuva é a tecnologia que possibilita a irrigação dos canteiros, o que é feita por sistema de gotejamento, com vistas a economia de água.

O presidente da Associação da comunidade, José Francisco Dias dos Santos, conta que a ideia surgiu a partir de uma visita à Horta Comunitária Povo Unido, situada no bairro João Paulo II, em Juazeiro, durante Intercâmbio promovido pelo Irpaa. Ao retornarem, ele e mais um beneficiário do projeto apresentaram a proposta às demais famílias que, contando com assessoria técnica do Irpaa, implantaram a horta. Parte dos materiais para construção da Horta já fazem parte do projeto e os demais foram adquiridos com apoio da Associação e das próprias famílias, conta o presidente.

A importância de ter na mesa produtos sem veneno é uma das principais vantagens destacadas pela agricultora Maria Auxiliadora Ribeiro que afirma ser grande a procura pelos produtos. Atualmente, até mesmo as folhas de algumas hortaliças como beterraba e cenoura vem sendo procuradas pelos consumidores para usar em pratos como farofas servidas com acompanhamentos.

“O objetivo é de vender para o estado e para o município também, que é pra melhorar a renda dessas famílias. É um produto de qualidade... vender nas escolas, nos hospitais, as metas são essas”, declara José Francisco. Para o líder comunitário, esta experiência só confirma a viabilidade dessas tecnologias para o Semiárido: “a prova tá aí, de um barreiro a gente formar uma horta tão importante, é viável sim esses projetos dentro do Semiárido”, argumenta.

A Associação vem buscando formas de acessar programas e projetos que viabilizem a ação produtiva na comunidade. No momento vão se inscrever nos editais do governo da Bahia voltados para a agricultura familiar e já deu entrada no pedido de certificação enquanto comunidade tradicional Fundo de Pasto, tendo recebido recentemente visita da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – Sepromi.

O Projeto Mais Água foi executado pelo Irpaa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social da Bahia, no município de Abaré entre os anos de 2013 e 2014, contemplando 09 comunidades indígenas, 05 comunidades quilombolas e 10 comunidades de Fundo de Pasto, beneficiando diretamente uma média de 150 famílias.

Texto e fotos: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade Fundo de Pasto de Abaré comemora um ano mantendo Horta Comunitária com água de chuva

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005