IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Simpósio promove atividades virtuais para discutir temas relacionados à juventude e educação

Simpósio promove atividades virtuais para discutir temas relacionados à juventude e educação

Até a sexta-feira (09), uma programação diversa será realizada, virtualmente, durante o I Simpósio Internacional Juventudes e Educação (Sinjuve): Cenários educacionais em tempos de reformas. A proposta do evento online é discutir, junto a professores/as, pesquisadores/as e estudantes, os caminhos que os/as jovens estão tomando diante da atual esfera educacional, política e social na América Latina, possibilitando, assim, a construção de novos olhares acerca dos temas centrais.

A solenidade de honra e a conferência de abertura do simpósio contou com a participação de vários/as convidados/as. Alguns, estiveram presentes no evento de forma virtual e outros, de forma presencial. Dando abertura às falas da cerimônia, o professor doutor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e coordenador do Sinjuve, Adelson Dias de Oliveira, falou que os debates levantados por essa primeira edição do simpósio pretendem alcançar respostas para novas estratégias que visam fortalecer o ensino médio e a educação básica, em meio às reformas educacionais.

“Nessa primeira edição, o evento traz como tema central as discussões sobre os cenários educacionais em tempos de reformas, reformas essas marcadas principalmente pela forma de constituir um olhar para a formação docente, para a juventude, para a organização curricular das escolas [...] As principais contribuições que o evento gerará configuram-se a partir da publicização dos debates nas distintas mídias e formatos acadêmicos, sites, publicação, impressa, livros, periódicos científicos e, agora também, o canal no Youtube com a produção desses conhecimentos que estamos gerando no evento”, afirmou Adelson.


O Sinjuve é realizado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino e Médio (Narratividades) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Juventudes (Nujuves), vinculados à Univasf e ao Programa de Pós-graduação profissional em Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). A Universidad de Antioquia – Colômbia; Universidad de Buenos Aires – Argentina; Universidad Nacional de Mar del Plata – Argentina; Universidad Nacional Pedagógica – México; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Universidade Estadual de Feira de Santana; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano estão entre as instituições organizadoras do simpósio.

O evento é apoiado por diversas entidades, entre elas, o Irpaa, que também dialoga com a importância do fortalecimento do debate acerca da juventude, em especial dos jovens que vivem no meio rural. Para Tiago Pereira, coordenador da instituição, as discussões do Sinjuve são realizadas em um contexto social que implica a abertura de diversos questionamentos sobre a atual configuração da sociedade, diante de tantas crises.

“Esse simpósio acontece em um momento histórico, não só o momento que estamos vivendo de uma crise sanitária, mas ele também se apresenta no contexto recorrente de crises agroalimentares, educacionais, econômicas, políticas, e que nos faz refletir sobre o projeto de sociedade que adota o estado mínimo como perspectiva de futuro, privatizando sonhos, restringindo direitos, congelando recursos essenciais para a manutenção da vida. E isso tem, de certa forma, nos preocupado, não só no Brasil, mas na América Latina como um todo”, destacou Tiago.

A programação do I Simpósio Internacional Juventudes e Educação (Sinjuve) conta com sessões, minicursos, rodas de conversa, mesas redondas, conferências, oficinas, painéis temáticos e lançamentos de livros. Dentro da variedade de temáticas que serão abordadas ao longo dos três dias de atividades, os participantes do evento poderão debater sobre juventude, educação, tecnologias, contemporaneidade, territórios, políticas públicas, e mais assuntos. Outras informações estão disponíveis no site.

 

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Reprodução Youtube


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Simpósio promove atividades virtuais para discutir temas relacionados à juventude e educação

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005