IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Convivência com Semiárido será tema de encontros no Cetep

Convivência com Semiárido será  tema de encontros no Cetep

As práticas da agricultura familiar, agroecologia e de outros manejos sustentáveis com a região semiárida, vêm despertando o interesse dos/das estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (Cetep) em Juazeiro, Bahia. Essa curiosidade em conhecer as ações de Convivência com Semiárido é motivada pelos relatos de experiências dos (as) estudantes do Cetep que moram na República do Irpaa e utilizam os conhecimentos adquiridos no Centro Educacional, aliados a proposta de conviver com a diversidade da região.

A sensibilização dos/das professores/as com as iniciativas dos/das estudantes resultou em uma parceria com o Irpaa. Nessa parceria será oferecido um curso para as/os discentes e alguns docentes do Cetep. O curso, portanto nasce do interesse dos/das estudantes e do reconhecimento que a escola está em dívida na oferta de conteúdos relacionado com a discussão de Convivência com o Semiárido, pontua Edineuza Souza, colaboradora do Irpaa.

O Primeiro encontro acontecerá neste sábado (14), com o tema: “A história do Semiárido”. Os próximos momentos de discussão serão realizados de 15 em 15 dias, abordando temáticas como: acesso á terra, água, o direito a comunicação, educação contextualizada, técnicas de produção apropriadas, entres outros temas mediados pelos colaboradores e colaboradoras do Irpaa. Aproximadamente 40 estudantes e cinco professores (as) vão participar dessa troca de conhecimento.

Para a colaboradora do Irpaa, Edineuza Souza, esse curso vai permitir as/os estudantes conhecerem os dois projetos de desenvolvimento existentes na região, o do grande negócio e o da agricultura familiar. “Essa é uma questão de direito, que mostra os diversos caminhos, para que esses estudantes não saiam de lá apenas com essa visão fechada, de uma única via, mas que eles possam ter a oportunidade de escolha... ele não vai visualizar só o projeto de irrigação para trabalhar, ele também vai visualizar uma outra realidade” afirma Edineuza.

O curso será finalizado com a realização de seminário organizado pelos estudantes em conjunto com os professores e professoras. A ideia é que este seminário aconteça em todos os turnos da escola, socializando com todos e todas os conhecimentos adquiridos ao longo desses quatro meses. Edineuza pontua como o maior ganho do curso, a oportunidade de oferecer aos estudantes uma visão crítica na avaliação de qual projeto de desenvolvimento tem a preocupação com a qualidade de vida das pessoas.

Texto e foto: comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Convivência com Semiárido será tema de encontros no Cetep

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005