IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Possibilidades para Convivência com o Semiárido são apresentadas em Mostra na UNEB

Possibilidades para Convivência com o Semiárido são apresentadas em Mostra na UNEB

O curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas da UNEB, em Juazeiro, realizou nesta sexta (04) a I Mostra de Novas Possibilidades para a Convivência com o Semiárido brasileiro. A Mostra é resultado de atividades da disciplina “Construção de práticas pedagógicas fundamentais para a Convivência com o Semiárido” que oportunizou as/os estudantes do curso conhecerem experiências em municípios da região.

Através de murais de fotografias, exposição de artesanatos, alimentos beneficiados, plantas da caatinga e materiais informativos, foram mostradas as possibilidades enxergadas pelos estudantes nas visitas ao Centro de Formação do Irpaa, em Juazeiro, à Embrapa Semiárido, em Petrolina e a grupos e organizações de Canudos e Uauá, além da Escola Rural Gilcina Carvalho, em Campo Formoso (BA).

Aldenisse Souza, uma das estudantes do curso, considera significativas as visitas feitas e destaca que a Mostra é uma forma de socializar as experiências visitadas, mostrando para a comunidade acadêmica as diversas formas de Conviver com o Semiárido, as quais são potencializadas por instituições que defendem e trabalham pela consolidação desta proposta. “Vimos que este novo modelo vem quebrar o paradigma de que o Semiárido não tem nada e que não é possível viver na região. Isso enriquece muito, inclusive para nosso trabalho na sala de aula, nas vivências pedagógicas”, afirmou Aldenisse.

Para uma das docentes do curso, a professora Francisca de Assis Sá, a Convivência com o Semiárido “anteriormente era uma discussão apenas das ONG’s e hoje a Universidade está estimulando os estudantes a serem pesquisadores na área”.

Além de conhecer um pouco das experiências visitadas, o público do evento prestigiou também a fala de docentes e do Coordenador do Curso, Edmerson Reis, sobre a proposta e a exposição oral das experiências feita por estudantes da Especialização. Além disso, mudas de plantas da caatinga como juazeiro, umburana, aroeira, angico, entre outras foram distribuídas.


 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Possibilidades para Convivência com o Semiárido são apresentadas em Mostra na UNEB

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005