IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Ambientalista da Áustria observa problemas de contaminação da água em Juazeiro

Ambientalista da Áustria observa problemas de contaminação da água em Juazeiro

O Ambientalista Johann Kandler, especialista em Justiça Climática e membro da Climate Alliance, organização com sede em Viena, esteve semana passada na região de Juazeiro onde pode observar uma série de problemas relacionados ao abastecimento e a contaminação da água.

Johann chama a atenção para o problema das mudanças climáticas que está modificando os regimes de chuvas, as temperaturas e influenciando diretamente produção de alimentos e o abastecimento de água potável em todo o mundo. Sendo que o problema do uso e a contaminação das fontes de água, contribui muito com o agravamento deste quadro.

Na visita a cidade e a algumas localidades rurais de Juazeiro, Johann constatou, fossas, esgotos e canais abertos jogando dejetos no rio, provocando muito mau cheiro e certamente, doenças às pessoas que residem nesses locais, o que acarreta também prejuízos para o sistema público de saúde, haja vista no oque ocorre na estação de tratamento do Bairro Taboleiro que joga os esgotos diretamente no São Francisco. Local também visitado pelo ambientalista.

Exemplos de Sistema de Tratamento de Água na Áustria

Os exemplos de tratamento e recuperação fontes de água vivenciados por Johann na Áustria, podem inspirar as autoridades locais. Lá, houve pesquisas e investimentos na recuperação de lagos, rios e igarapés antes contaminados, e que, devolveram à vida a esses mananciais. João cita um sistema de tratamento de fossas e esgotos numa região montanhosa e com residências distantes uma da outra, feito por meio de filtragens da água suja com areia e pedras, e que hoje essas águas tornaram-se potáveis e até servem para irrigam canteiros de hortaliças. Nesse projeto, a população local foi conscientizada sobre os cuidados com água e com a coleta do lixo. Para o ambientalista, nossa região possui boas condições de se implementar um projeto desse tipo nos bairros e distritos tão carentes de sistemas eficientes de tratamento de água.

Nesta visita a Juazeiro, Johann esteve nos Bairro Antonio Guilermino e Taboleiro  além das comunidades de Pau Preto, Goiabeira e Canôa na região do Salitre e Jacaré na região Maniçoba. Ele também visitou a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


Destaque à produção de alimentos derivados de frutas da Caatinga

Em visita a unidade de beneficiamento de frutas da Caatinga, na localidade de Jacaré, região de Massaroca, Johann conheceu o processo coletivo de produção de doces, sucos, geleias de umbu e de outras frutas da Caatinga. Para o ambientalista, esse forma de produção sustentável contribui com o equilíbrio do ecossistema pois, além de fornecer alimento e renda as pessoas da comunidade promove a segurança alimentar as populações sem depender de transportes e outras logísticas que degradam o ambiente – uma preocupação bem lembrada por Johann ao se referir a Assembleia das Nacões Unidas (ONU) que em setembro do ano passado, chamou a atenção de todos os governos do mundo para suas responsabilidades em promover a médio prazo, politicas públicas e ações sustentáveis de proteção ao meio ambiente, e que essa proteção, de acordo com Johann, é de responsabilidade de todos.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Ambientalista da Áustria observa problemas de contaminação da água em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005