IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Processo formativo fortalece as ações de ACRs junto às famílias beneficiadas pelo Bahia Produtiva

Processo formativo fortalece as ações de ACRs junto às famílias beneficiadas pelo Bahia Produtiva

Um das ações do Bahia Produtiva é a assessoria técnica junto às famílias beneficiadas com o projeto. A assessoria é realizada pelas/os Agentes Comunitários Rurais – ACR, jovens das comunidades rurais contratadas/os pelas associações que integram o Projeto Bahia Produtiva. O Irpaa contribui no processo formativo dos/as ACRs e no acompanhamento das atividades desenvolvidas durante a execução do projeto. No Território Sertão São Francisco - TSSFa entidade assessora atualmente 12 associações nos municípios de Juazeiro. Uauá, Remanso, Pilão Arcado e Casa Nova e em breve esse número deve aumentar, chegando a 24 associações do TSSF.

Para Vadenilsio dos Santos Silva, ACR da Associação de Fundo de Pasto, Agricultores e Moradores de Salina da Brinca, da Comunidade Salina da Brinca, em Casa Nova, participar das formações qualifica seu trabalho junto a associação e das/dos 40 beneficiários/as do projeto. Além disso, o ACR pontua que já identifica mudanças na prática dos/as agricultores/as que trabalham com a cadeia produtiva do mel, a partir da participação nos intercâmbios, dos dias de campo e outras atividades do Bahia Produtiva. “Nós já trabalhamos [apicultura] com isso a uns dez anos, a gente vê que é ramo que tem futuro, que o sustento da família a gente tira da apicultura… com a assistência técnica estou vendo que o povo tá mais participando, quando tem o dia de campo, oficinas eles vêm, modificou o cuidado com as abelhas, com a alimentação delas, a revisão”, diz o ACR.

Caprinovinocultura, meliponicultura e a criação de galinhas de capoeira também são atividades desenvolvidas pelas agricultoras e agricultores beneficiados pelo Bahia Produtiva. A agricultora Maria de Lourdes Dias da Silva, presidenta da Associação dos Moradores e Produtores de Cacimba do Zé Vitor é uma das assessoradas pelo projeto. Na comunidade de Cacimba do Zé Vitor a cadeia produtiva das 20 famílias acompanhadas é a criação de galinha, “Vamos receber o galinheiro e isso vai contribuir com a renda das famílias, através desse projeto eles vão ter como ter uma renda, vendendo os ovos, as galinhas e assim mais benefícios como o conhecimento. Antes a gente trabalhava sozinho, não tinha quem ajudasse, desse uma força e hoje tem” afirma a agricultora que já está com seu galinheiro quase pronto.

 

Monitoramento do Bahia Produtiva

 

Para fiscalizar e monitorar o trabalho do Irpaa como prestadora de Assessoria Técnica e Extensão Rural - Ater do projeto Bahia Produtiva, Helder dos Anjos, engenheiro Agrônomo e fiscal da Bahiater, visitou a entidade e alguns beneficiários/as do projeto. “A gente já visitou empreendimentos em Juazeiro, quatro em Casa Nova e dois em Remanso e tem muito avanço, o pessoal [beneficiário/a] já está muito satisfeito com o serviço. Há uma diferença da assessoria agora do Irpaa chegando juntamente com os produtos do Bahia Produtiva, porque antigamente chegava só as tecnologias e o pessoal tocava de acordo com seus conhecimentos, agora tem assessoria do pessoal do Irpaa que vai dando assessoria a partir do Ater que está ajudando o pessoal. O pessoal tá muito satisfeito” afirma o fiscal. Helder acredita que o processo formativo vai fortalecer as associações e sua autonomia ao logo do projeto. A visita começou no dia 19 e finalizou hoje (23) no período da manhã em Uauá.

O Bahia Produtiva, projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com duração de cinco anos e conta com a assessoria técnica realizada pelo Irpaa durante três anos de execução do projeto.

Texto e Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Processo formativo fortalece as ações de ACRs junto às famílias beneficiadas pelo Bahia Produtiva

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005