IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Primeira escola de Formação Feminista aconteceu neste final de semana em Juazeiro

Primeira escola de Formação Feminista aconteceu neste final de semana em Juazeiro

Sistema patriarcal e divisão sexual do trabalho foram os temas debatidos entre cerca de setenta mulheres da Bahia e de Pernambuco durante a 1ª Escola de Formação Feminista Ana Leopoldina dos Santos, que aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro, em Juazeiro. Realizado pela Marcha Mundial das Mulheres (MMM), setor de mulheres do Levante Popular da Juventude, Marcha das Mulheres Negra com apoio de movimentos e outras organizações sociais, como o Irpaa, este foi o primeiro de três módulos da escola.

Entre os objetivos da escola está o de garantir a formação e agregar mais mulheres na luta feminista através do empoderamento acerca dos direitos historicamente conquistados. “Nosso principal desfio é garantir as leis que já foram conquistadas, e aprimorar estas leis e colocar novas leis, mas na atual conjuntura nós estamos enfrentando as diversas formas de retrocesso... de nós tirar estas leis, como a PL 5069, que é a Lei de estupro, coloca que estupro não é violência... isso é um retrocesso na vida das mulheres”, pontuou Érika Vasconcelos, da coordenação da Escola pela MMM. Ela argumenta ainda que a ideia que cada vez mais as mulheres estejam lado a lado na luta contra estas opressões, contradições e violências.

Lideene Lima, estudante de Ciência Sociais da Univasf diz que veio participar da formação porque este é um momento “de se politizar e conscientizar outras mulheres do papel dela na sociedade e consolidar a luta da classe das trabalhadoras”. Ela diz que diante da atual conjuntura, onde os direitos das mulheres vem sendo negligenciados, é preciso “unir forças e unir as minorias em buscar de um país que a gente possa exercer o nossos direitos de cidadã e que a gente tenha participação ativa nas decisões políticas sociais e econômicas do nosso país”, argumenta.

Patriarcado e divisão sexual do trabalho
 
“Para nós estudar o patriarcado é fundamental para entender como a nossa vida funciona, como ela se organiza. E também junto com o patriarcado a gente sempre coloca o capitalismo, o racismo. Estes três sistemas de dominação e exploração dominam corpo, vida e sexualidade da mulher”, explica Gabriela Silva, da Marcha Mundial das Mulheres, que contribuiu com esta discussão durante a escola. Ela apresenta ainda que este sistema patriarcal se expressa no modo de produção, nas relações sexuais de trabalho determinando as funções de homens e mulheres, na desigualdade de gênero, na compreensão do papel social da mulher como exclusivamente reprodutora, maternal, destinada ao espaço privado, o doméstico.

Sobre a segunda temática do estudo, divisão sexual do trabalho, Gabriela justifica que “colocar a divisão do trabalho em evidência é colocar que existem relações desiguais entre homens e mulheres nas relações de trabalho”, argumenta. Ela explica que esta divisão sexual é a materialização do patriarcado, determinando “que o trabalho dos homens está muito colocado para o trabalho produtivo e enquanto o das mulheres para o trabalho reprodutivo”, argumenta.

Para a Marcha Mundial das Mulheres Núcleo Sertão com esta realidade um dos desafios é organizativo, uma vez que o próprio Estado mantém estratégias de dominação, na qual a ideia de empoderamento individual da mulher é um perigo e traz consigo o ideal do neoliberalismo, o que coloca à margem a união das mulheres. Neste contexto muitas das políticas existentes favorecem estes três sistemas, que excluí a mulher dos espaços de poder, tem sua força de trabalho explorada, sofre com a violência psicológica, simbólica e física, além de viver uma desigualdade de gênero.

Os movimentos defendem que para realizar as mudanças nesta conjuntura, o atual sistema político precisa passar por uma reforma, já que a atual organização é de base machista o que determina os modos de organização e de produção da sociedade.

“Para nós [mulheres] é apontar que existe este sistema de dominação que é o patriarcado, o machismo e o capitalismo, mas que a gente coloca o feminismo e auto organização das mulheres como instrumento de lutas. E que é a partir do nosso enfrentamento a este sistema que a gente vai conseguir verdadeiramente uma sociedade com igualdade entre homens e mulheres”, aponta Gabriela.

O segundo módulo da escola vai acontecer no mês de março com o tema Violência contra a mulher.

Texto e foto: Comunicação Irpaa
 
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Primeira escola de Formação Feminista aconteceu neste final de semana em Juazeiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005