IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Intercâmbio em Sobradinho reúne agricultores de quatro municípios baianos

Intercâmbio  em Sobradinho reúne agricultores  de  quatro municípios baianos

Agricultores dos municípios baianos de Canudos, Macururé, Juazeiro e de Sobradinho, num total de 31 pessoas, promoveram no último dia 10 de outubro, um momento de muita troca de experiências durante o intercâmbio na propriedade de dona Maria de Jesus, em Tatauí, área de sequeiro do município de Sobradinho. Este encontro, foi mais uma atividade do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) que vem mobilizando esses agricultores e agricultoras na implementação de tecnologia de captação de água para produção, bem como encontros de formação previstos no Programa.

Os agricultores e agricultoras foram unânimes em destacar na propriedade de dona Maria de jesus, mais conhecida por “Dona Maria do Arroz” todo o cuidado e manejo que ela desenvolve na criação de galinhas, sua principal atividade geradora de alimento e renda.

Seu José Paulo, agricultor de Poço da Pedra, interior de Canudos disse que a experiência dessa agricultora deve inspirar muito o trabalho de produção, que ele pretende desenvolver na Associação Rural de sua comunidade, para que outros pequenos agricultores possam ter mais uma opção de produção apropriada á realidade do sertão e que possibilita a geração de renda. Já Lucineide Marinho de Macururé, diz ter sido uma novidade a forma como dona Maria prepara a alimentação, os remédios e as instalações de todas as dependências dos galinheiros. “ um trabalho feito com muito zelo e carinho” relatou a agricultora.

Além de perceberem os resultados gerados com a produção de ovos, carne e estercos produzidos pelas galinhas, os agricultores tiveram a chance de conhecer a diversidade de cultivo que dona Maria mantém na propriedade. Bem ao lado de uma cisterna-calçadão construída recentemente na propriedade, a agricultora cultiva goiaba, mamão, uva, abóbora e algumas forragens que alimentam a criação de galinhas.

Muito emocionada, dona Maria se demonstrou satisfação com a visita realizada em sua propriedade “ Tudo que mostrei é o que tenho de melhor aqui na roça e que além dos resultados que vocẽs viram, pra mim, o maior resultado de todos é poder mostrar tudo isso pra você. Declarou dona Maria de jesus

O técnico do Irpaa e animador do P1+2, Jailson Rodrigues se mostrou muito satisfeito com mais este intercâmbio, que para ele serviu muito como demonstração prática de que as experiências dos agricultores e agricultoras quando compartilhadas em grupo estimulam os/as agricultores/as no desenvolvimento produtivo de sua propriedades.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intercâmbio em Sobradinho reúne agricultores de quatro municípios baianos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005