IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Intercâmbio em Sobradinho reúne agricultores de quatro municípios baianos

Intercâmbio  em Sobradinho reúne agricultores  de  quatro municípios baianos

Agricultores dos municípios baianos de Canudos, Macururé, Juazeiro e de Sobradinho, num total de 31 pessoas, promoveram no último dia 10 de outubro, um momento de muita troca de experiências durante o intercâmbio na propriedade de dona Maria de Jesus, em Tatauí, área de sequeiro do município de Sobradinho. Este encontro, foi mais uma atividade do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) que vem mobilizando esses agricultores e agricultoras na implementação de tecnologia de captação de água para produção, bem como encontros de formação previstos no Programa.

Os agricultores e agricultoras foram unânimes em destacar na propriedade de dona Maria de jesus, mais conhecida por “Dona Maria do Arroz” todo o cuidado e manejo que ela desenvolve na criação de galinhas, sua principal atividade geradora de alimento e renda.

Seu José Paulo, agricultor de Poço da Pedra, interior de Canudos disse que a experiência dessa agricultora deve inspirar muito o trabalho de produção, que ele pretende desenvolver na Associação Rural de sua comunidade, para que outros pequenos agricultores possam ter mais uma opção de produção apropriada á realidade do sertão e que possibilita a geração de renda. Já Lucineide Marinho de Macururé, diz ter sido uma novidade a forma como dona Maria prepara a alimentação, os remédios e as instalações de todas as dependências dos galinheiros. “ um trabalho feito com muito zelo e carinho” relatou a agricultora.

Além de perceberem os resultados gerados com a produção de ovos, carne e estercos produzidos pelas galinhas, os agricultores tiveram a chance de conhecer a diversidade de cultivo que dona Maria mantém na propriedade. Bem ao lado de uma cisterna-calçadão construída recentemente na propriedade, a agricultora cultiva goiaba, mamão, uva, abóbora e algumas forragens que alimentam a criação de galinhas.

Muito emocionada, dona Maria se demonstrou satisfação com a visita realizada em sua propriedade “ Tudo que mostrei é o que tenho de melhor aqui na roça e que além dos resultados que vocẽs viram, pra mim, o maior resultado de todos é poder mostrar tudo isso pra você. Declarou dona Maria de jesus

O técnico do Irpaa e animador do P1+2, Jailson Rodrigues se mostrou muito satisfeito com mais este intercâmbio, que para ele serviu muito como demonstração prática de que as experiências dos agricultores e agricultoras quando compartilhadas em grupo estimulam os/as agricultores/as no desenvolvimento produtivo de sua propriedades.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intercâmbio em Sobradinho reúne agricultores de quatro municípios baianos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005