IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Escola Bíblica contextualiza problemas da cidade e do campo narradas na bíblia com desafios no Semiárido

Escola Bíblica contextualiza problemas da cidade e do campo narradas na bíblia com desafios no Semiárido

Com o tema: “Problemas emergentes na vida no campo e nas cidades da Bíblia e no Semiárido”, o quarto encontro presencial da “Escola Bíblica: Vidas Desabrocham no Semiárido” promoveu a discussão de passagens bíblicas de dois profetas do Antigo Testamento. O profeta Amós, um criador de cabras e ovelhas e beneficiador de figos, que saiu do fundo de pasto de Judá para a cidade de Samaria, onde denunciava a praga de gafanhotos, as queimadas no campo, a exploração do povo pela elite na periferia e o aproveitamento da religião para justificar esta situação.

Ilustração: BibleProject

Outro estudo aconteceu em grupos e refletiu as palavras do profeta Joel, que vivia num tempo de mudança semelhante à realidade dos tempos atuais. Segundo o profeta, devemos enfrentar os desafios ambientais, sociais e políticos não com medidas superficiais: “Rasguem o seu coração e não as roupas! Reúnam o povo, organizem a comunidade, chamem os velhos, reúnam os jovens e crianças e ministros de Javé”. Os/as participantes refletiram ainda a resposta de Deus para esta convocação: “Assim derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões!”.

Zezinho de Mindu, um dos participantes destaca que “[...] é lindo compreender a promessa de Deus: Derramarei o meu espírito sobre todos os viventes. Neste dia, as montanhas gotejarão vinho novo, das colinas escorregará leite, e a água correrá em todos os riachos do semiárido de Judá e do Nordeste Brasileiro”. Zezinho é integrante do Recanto Madre Paulina, em Petrolina, local onde aconteceu o encontro, no último domingo (21).

“Pra gente é muito gratificante estar participando da Escola Bíblica, porque nos ensina, aguça o nosso conhecimento em relação ao uso da bíblia no Semiárido e vários temas que contextualizam a nossa vivência enquanto comunidade”, enfatiza Alessandro Tuxi, de Abaré-BA. O jovem indígena destaca ainda a importância da formação para o fortalecimento das organizações que participam do encontro e reforça a pluralidade e o respeito às diferenças. “A Escola é dinâmica e inter-religiosa, em aceitar todas as culturas na sua participação e composição. Torcer para os próximos que virão [encontros], trazer mais pessoas, engajar mais pessoas nesta luta, porque é uma luta coletiva”.

As/os participantes finalizaram o encontro com gratidão por mais este momento de oração e encorajamento para o compromisso com a luta junto às suas comunidades. A celebração do Toré, com o povo Tuxi, marcou o encerramento das atividades.

A “Escola Bíblica: Vidas Desabrocham no Semiárido” é uma promoção inter-religiosa que conta com o apoio das seguintes entidades: Associação Espírita e de Cultos Afro-brasileiros – Terreiro do Pai Jorge, Movimento Fé e Vida (Igreja Católica Romana); Associação de Missionários e Missionárias do Nordeste (AMINE); Irmãs Carmelitas da Divina Providência; Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI); Comunidade Indígena Povo Tuxi, Abaré-BA; Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa); Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB); Recanto Madre Paulina; Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AFIBROVASF); Missionsstelle da Diocese Linz; Áustria e egressos/as da Escola Bíblica José Comblin.


Texto: Eixo Clima e Água
Fotos: Escola Bíblica: Vidas Desabrocham no Semiárido
Edição: Eixo Educação e Comunicação


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Escola Bíblica contextualiza problemas da cidade e do campo narradas na bíblia com desafios no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005