IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Curso de Juristas Leigos forma turma em Itaberaba

Curso de Juristas Leigos forma turma em Itaberaba

Após a última etapa do curso de Juristas Leigos de Itaberaba, que debateu o módulo de Direito Eleitoral, a AATR realizou a entrega dos certificados dos 27 cursistas e comemorou junto com eles o sucesso das atividades, que foram organizadas em parceria com a Comissão da Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas da Bahia (CETA). A formatura aconteceu no dia 06/08, e encheu de alegria o Centro Cultural Zumbi dos Palmares.

Para Nólia Oliveira, integrante do Movimento CETA, participar do curso de Juristas Leigos foi de grande validade, já que significou a descoberta do Direito, que antes era um tema abstrato para ela. “O curso contribuiu pra a construção de uma visão mais concreta do que é o Direito. Com isso, vou poder colocar os temas debatidos em prática no Movimento, transmitir o debate para outros integrantes e saber lidar com mais segurança em situações como reintegrações de posse, despejos e processos de desapropriações, que fazem parte do nosso dia-a-dia na luta pela terra”, afirma.

Entre outubro de 2009 a agosto de 2011, os participantes debateram aspectos como direito civil, agrário, penal e ambiental, assim como módulos de direito do trabalho e dos Povos e Comunidades Tradicionais. “Os temas esclareceram dúvidas, e os módulos foram enriquecidos com a troca de experiências entre os participantes. Isso foi fundamental para que o curso gerasse resultados sólidos. Nesse processo, conhecemos diferentes realidades e nos familiarizamos com o debate, que agora será posto em prática”, destacou Jailton Sntos, agente da CPT.

Formação Jurídica Popular – Criado em 1992, o Curso de Juristas Leigos da AATR expressa a concepção de educação jurídica popular da associação e busca difundir noções fundamentais sobre o saber jurídico, de forma a contribuir com as lutas dos movimentos populares do campo.

Para isso, os módulos seguem preceitos como a socialização do saber jurídico, a formação política, a emancipação popular e a desmistificação da linguagem jurídica, tradicionalmente usada como mecanismo de distanciamento, poder e dominação. Desta forma, o tema deixa de se restringir às universidades e aos bacharéis em Direito, o que legitima o seu uso pelo cidadão comum.

 

Texto: AsCom AATR

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Curso de Juristas Leigos forma turma em Itaberaba

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005