IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projeto Inova Social fortalece ações de valorização da biodiversidade do Semiárido baiano

Projeto Inova Social fortalece ações de valorização da biodiversidade do Semiárido baiano

A partir de uma parceria entre a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Asa – Articulação do Semiárido Brasileiro, vem sendo desenvolvido em cinco estados do Semiárido (PI, SE, PB, BA e PE) o Projeto Inova Social. No último dia 06, o projeto foi apresentado para organizações que atuam no Semiárido baiano e que passam agora a ter ações articuladas com o referido projeto.

Com foco no fortalecimento da biodiversidade local, na Bahia, o projeto vai estimular Escolas Famílias Agrícolas – Efas a produzirem e difundirem mudas de plantas frutíferas da Caatinga, uma prática que já vinha sendo desenvolvida em cinco Efas a partir de financiamento do Governo da Bahia entre os anos de 2015 e 2017. As/os estudantes, além de se dedicarem às etapas de preparação das mudas nos viveiros existentes nas Escolas, também levam a experiência para suas comunidades, incentivando as mesmas a olharem a experiência como alternativa para geração de renda.

Espécies como umbuzeiro e maracujá da Caatinga, são as principais trabalhadas na perspectiva de viabilizar agroflorestas consorciadas com outras espécies, a exemplo das forragens, medicinais, etc. “É uma prática que envolve desde a formação, educação escolar nas Escolas Famílias Agrícolas a uma alternativa de renda para a juventude rural”, pontua Fabrício Bianchini, da Embrapa Semiárido, que acompanha o projeto na região.

Durante a reunião para socialização do projeto, representantes da Refaisa – Rede de Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido, apresentaram a experiência. Josimar de Jesus, professor e monitor da Efai – Escola Família Agrícola de Itiúba, conta que os viveiros são laboratórios vivos explorados nas aulas, possibilitando conhecer mais sobre o Bioma local. Para ele, a expectativa agora é que com o Inova Social esta prática possa ser ampliada na Efai e demais escolas envolvidas.

A estudante da Efas – Escola Família Agrícola de Sobradinho, Tainá Mariana Gomes, relata que além de ter ajudado ela a compreender o potencial das plantas frutíferas da Caatinga, a partir do projeto foi possível animar sua comunidade, no interior de Juazeiro (BA), a investir nas agroflorestas. Ela destaca ainda a importância dos cultivos na área da Escola, citando que hoje vem suprindo parte da alimentação da comunidade escolar.

Na ocasião também foram apresentados projetos em execução pelo Irpaa e Sasop – Serviço de Assessoria a Organizações Populares, a exemplo de ações de valorização de sementes crioulas e prática de Recaatingamento. Conforme informou Tiago Pereira, diretor presidente da Refaisa, “a ideia é a gente articular o Inova Social, que vai focar na ação de fruticultura de sequeiro no Semiárido, o trabalho com sementes e com recaatingamento e desenvolver um processo de pesquisa-ação, tendo a agrobiodiversidade como centralidade”.

O Projeto Inova Social é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e para seu funcionamento de forma democrática irá contar com um Comitê Gestor, o qual será constituído nesta região da Bahia com representantes das organizações presentes na reunião.

Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto Inova Social fortalece ações de valorização da biodiversidade do Semiárido baiano

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005