IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Valorização da Caatinga é pautada também em Feira durante o II SIBIC

Valorização da Caatinga é pautada também em Feira durante o II SIBIC

Falar da sustentabilidade ambiental e social do Bioma Caatinga é não deixar de lado a valorização da economia como um elemento central nesse debate. Nesse sentido, o II Simpósio do Bioma Caatinga – SIBIC, que acontece no período de 30 de julho a 03 de setembro na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, conta com uma Feira de produtos que, em sua maioria, tem a Caatinga como fonte das matérias primas ou buscam valorizar o Bioma.

Empreendimentos vindos de municípios do sertão da Bahia e de Pernambuco estão distribuídos na entrada do Complexo Multieventos, onde, entre uma atividade e outra nos auditórios, o público pode apreciar e adquirir os produtos. Além da oferta de variedades que já são comuns nesse tipo de Feira, como alimentos e artesanatos, as/os visitantes foram atraídos/as também pela possibilidade de adquirir peças personalizadas, como blusas, camisas, vestidos, sais, shorts e bolsas.

As marcas Casebre de palha, do município baiano de Euclides da Cunha e Toque de Zabumba, oriunda do município de Uauá, trouxeram para a Feira artigos construídos com a intenção de valorizar a Caatinga, o sertão e o Nordeste de modo geral. De acordo com Emanuele Andrade, da Casebre de Palha, a confecção inicialmente surgiu com camisas produzidas para amigos/as mas que depois foi crescendo, devido ao interesse das pessoas a partir das frases e imagens postas nas roupas. “Você trazer o umbuzeiro ou uma frase relacionada ao Nordeste, a Caatinga, vai desenvolver uma curiosidade na pessoa, então a gente vai poder trabalhar tanto na hora da venda, como na história da camisa em si”, argumenta Emanuele.

Outra novidade também foram as mudas de plantas ornamentais, sendo algumas miniaturas de espécies da Caatinga, a exemplo dos cactos. A expositora Elisa Regina Santos, conta que há cerca de um ano começou a pesquisar, plantar as mudas e recentemente passou a vender, algo que para ela “está sendo uma experiência muito boa e de muita aprendizagem”, ao tempo em que contribui com a valorização do Bioma local.

Estandes como o da Central da Caatinga também despertaram o interesse do público que ia em busca de derivados do umbu, licuri, macaxeira e outras matérias primas regionais. O mel é outro item que esteve bastante presente na Feira, um produto rico e muito procurado pelo seu potencial medicinal e alimentício. A Feira é um espaço importante “pra gente divulgar, mostrar a beleza da natureza, o que a natureza pode produzir. Além do mais você ainda agrega valor, vende, apura dinheiro, é fantástico para o pequeno produtor da Caatinga”, diz Camilo de Souza, apicultor e meliponicultor. “Muitos não levam em conta a vantagem que isso tem – a criação das abelhas – e através delas fazer uma mega fonte de renda”, testemunha Camilo, confirmando a apicultura e meliponicultura como atividades viáveis e ambiental e socialmente sustentáveis no Bioma Caatinga.

O II SIBIC é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Univasf e conta com a participação de pesquisadores/as, educadores/as, agricultores/as, estudantes, além de representantes de organizações da sociedade civil e poder público. Universidades da região, empresas privadas e instituições não governamentais, a exemplo do Irpaa, são apoiadoras do evento.

Texto e fotos: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Valorização da Caatinga é pautada também em Feira durante o II SIBIC

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005