IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Juazeiro sedia a 27ª edição da Fenagri e acolhe Vila da agricultura Familiar

Juazeiro sedia a 27ª edição da Fenagri e acolhe Vila da agricultura Familiar

 Começou nesta última quarta-feira (11), a 27ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri, que esse tem como tema: “Cultivando Sabores e Valores do Vale” e acontece na área externa do Juá Garden Shopping, em Juazeiro – BA, e segue até sábado (14). A Fenagri é realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro e pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), e co-realização do Irpaa, com o apoio de diversos parceiros.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e instituições parceiras. Na ocasião, Cícero Félix, Coordenador Geral do Irpaa, elogiou a realização da Feira e destacou a Vila da Agricultura Familiar e Economia Solidária como um espaço rico em sabores, saberes e conhecimento. “A agricultura familiar produz 70% do alimento do povo que chega a mesa dos brasileiros. Viva a Agricultura Familiar”, declarou Cícero.

Após a abertura oficial, as/os visitantes puderam passear pelos stands e a Vila da Agricultura Familiar para conhecer a diversidade de produtos dos Biomas da Caatinga e do Cerrado. A agricultora e expositora Maria Isaura Batista, do Sudoeste da Bahia, trouxe da sua cidade Pindaí, a carne de bode na forma de linguiça, buchada e cortes especializados do grupo Caprina. Isaura pontua que o principal mercado de comercialização desses produtos são as feiras da agricultura familiar, que acontecem em eventos semelhantes a Fenagri. Mas ela destaca que aproveita esses espaços também para mostrar e dizer que: “ o bode dar certo, olha aqui cada coisa gostosa que faz de bode, né? Dizer isso pros outros companheiros agricultores”, afirma Isaura.

A jovem Rafaela Sobreira saiu de Petrolina – PE, para visitar a Fenagri e ficou encantada com a Vila da Agricultura Familiar e com a participação das mulheres nos empreendimentos, “Eu acho super importante a mulher está nesse ambiente, mostrar que ela pode tá trabalhando com agricultura, com a venda da sua produção ...ela vê que o fruto do seu suor está sendo valorizado, tá sendo recompensado”, declara Rafaela, que ainda complementa, e afirma que a Vila é uma oportunidade dos agricultores rurais mostrarem sua importância para economia da região.

“Hoje a gente tem prazer de sair pelo mundo para vender nossos produtos”, afirma a agricultora e artesã, Marivânia Reis de Souza Conceição, da cidade de Jeremoabo – BA, integrante da Associação de Mulheres Empreendedoras da Comunidade de Amecaritá. Ogrupo Amecaritá é formado por tecelãs do Assentamento Caritá, que produz de forma artesanal redes, jogos de banheiro, bolsas, colchas entre outros produtos. Tudo produzido em fios de algodão. “Todo ano, os italianos vem e compra nossos produtos na nossa própria comunidade isso é muito gratificante… Hoje a gente pode sonhar em comprar alguma coisa pra dentro de casa, ajudar na renda familiar, hoje a gente se valoriza muito mais e a autoestima aumenta”, diz orgulhosa Marivânia.

A Vila da Agricultura Familiar Economia Solidária é um espaço aberto ao público, idealizado dentro da Fenagri para divulgar e comercializar alimentos in natura, produtos beneficiados, alimentos orgânicos e produções artesanais de cooperativas, associações, grupos informais, entre outras organizações do Semiárido brasileiro. A Vila da Agricultura Familiar e Economia Solidária segue até sexta-feira, funcionando a partir das 17h, encerrando às 22h.

Texto e Foto: Comunicação do Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Juazeiro sedia a 27ª edição da Fenagri e acolhe Vila da agricultura Familiar

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005