IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidade de Curaçá realiza encontro de produtores/as agropecuaristas familiares

Comunidade de Curaçá realiza encontro de produtores/as agropecuaristas familiares

No último dia 18, o Sitio Baraúna, no distrito de Riacho Seco, em Curaçá, sediou o 2° Encontro de Produtores agropecuaristas familiares da comunidade São Joaquim.

O evento contou com cerca de 500 pessoas entre sócios, representantes de organizações e do poder público, agricultores da região e expositores. Organizado pela associação dos produtores agropecuaristas da comunidade São Joaquim, o encontro contou com apoio o Irpaa, Instituto Mata Branca, Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município de Curaçá. Outras entidades como STR, Sintrafer, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e associações do município também participaram do evento.

A exposição de caprinos e ovinos em baias atraiu o público durante todo o dia, uma oportunidade de ver e comercializar animais com bom padrão genético e também animais criados na caatinga.

Outro espaço que chamou atenção das/dos visitantes foi a exposição dos empreendimentos e organizações de apoio. Neste espaço as instituições puderam expor seus trabalhos e discutir com as/os agricultores diversos temas, além de expor os produtos beneficiados oriundos da agricultura familiar, comercia sequilhos, doces, tortas, bolos, salgados e espetinho.

Durante a programação houve ainda ciclo de palestras conduzidas pelo Sebrae com o tema Empreendedorismo Rural, a com o Irpaa acerca da regularização das áreas coletivas de Fundo de Pasto e a Lei 12.910/2013 e esclarecimento sobre Cadastro Ambiental Rural (Demanda da Comunidade).

“Muitas pessoas não tava acreditando, hoje acreditam na associação, já é o segundo encontro”, diz Dona Maria do Socorro Menezes, uma das organizadoras. O representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Curaçá, Marcos Vinicius Borges, destacou que “essa troca de informações entre produtores e tecnicos é muita benéfica”, além de discutir os problemas mais recorrentes na comunidade.

As/os participantes ainda fizeram uma caminhada pelo Sítio Baraúna para conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela associação, que através da utilização dos equipamentos da fábrica de ração vem fazendo o manejo alimentar do rebanho, balanceando a alimentação utilizando plantas nativas da catinga como favela e plantas exóticas como sorgo, palma e algaroba. O manejo sanitário adequado para caprinos e ovinos também foi um tema trabalhado no encontro.

Texto e Fotos: Eixo Produção
Edição: Eixo Comunicação


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade de Curaçá realiza encontro de produtores/as agropecuaristas familiares

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005