IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Começa no Ceará nova etapa do Curso sobre a Bíblia na Ótica do Semiárido

Começa no Ceará nova etapa do Curso sobre a Bíblia na Ótica do Semiárido

Desde a última sexta feira, dia 06, que dezenas de religiosos, leigos e representantes de movimentos e organizações sociais, especialmente do estado do Ceará, participam da segunda etapa do Curso que estuda a bíblia numa visão voltada para a realidade do Semiárido. O curso promovido pelo Centro de Estudos Bíblicos (CEBI- CE), acontece na comunidade de Timbaúba dos Marinheiros na região metropolitana de Fortaleza e segue até a próxima quarta feira.

O tema central desde módulo discute, principalmente, a questão da terra como um bem de Deus e que o povo de Israeal, assim como o povo do Semiárido brasileiro, enfrenta grandes dificuldades em conquistá-lá, principalmente devido a ganância e as formas de exploração praticadas pelos poderosos, muitas vezes, com o apoio dos governos. A temática conta com a assessoria do colaborador do Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), João Gnadlinger, com o apoio direto de Josivaldo Martins, que também atua na instituição junto ao Eixo Terra.

Nos primeiros momentos do encontro, os participantes relataram algumas realidades de diferentes regiões do Ceará, onde comunidades inteiras estão ameaçadas e até expulsas de suas terras devido as instalações de grandes projetos, que se apoderam das fontes de água representantes das regiões banhadas pelas águas do rio Jaguraibe e dos açudes de Orós e Castanhão, por exemplo. Regiões hoje dominadas pelo agronegócio que muito contaminam e matam esses importantes mananciais.

Até o final do curso, alguns exemplos de resistência e lutas do povo do sertão, comparadas com o povo de Israel, no tocante a conquista da terra, farão parte das reflexões e encaminhamentos desde estudo. Neste curso, a bíblia é lida e interpretada conforme as semelhanças e realidades vividas entre o povo do Semiarido brasileiro e o povo de Deus, que almejam uma terra prometida onde corre leite e mel.

texto/foto: Eixo Comunicação 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Começa no Ceará nova etapa do Curso sobre a Bíblia na Ótica do Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005