IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

“Semana do Rio” anuncia e denuncia a realidade do São Francisco

“Semana do Rio” anuncia e denuncia a realidade do São Francisco

Diversas atividades marcaram a “Semana do Rio” na região no Submédio São Francisco. Estudantes, educadores/as, comunicadores/as, crianças, jovens e adultos da população em geral participaram de momentos como oficinas, exposições fotográficas, passeio educativo, romaria, tudo isso imbuído de reflexões acerca das potencialidades do Rio e também dos impactos e ameaças que vem contribuindo para o atual estado de degradação desde a nascente à sua foz.

Em Curaçá, uma oficina discutiu a importância de uma comunicação a serviço das causas sociais e os diversos usos da água do rio e em seguida uma oficina prática de fotografia registrou aspectos da vida do rio, do povo e também tipos de agressões ao Velho Chico no município. Já em Pilão Arcado, o encontro do Conselho Popular de Saúde e Meio Ambiente, trouxe para o debate a situação de devastação na região, a exemplo do surgimento sucessivo de queimadas e a retirada de água das lagoas marginais, o que prejudica diretamente a pesca artesanal, destacando o descaso do poder público local na busca de soluções.

Na travessia de Juazeiro (BA) a Petrolina (PE) e virce-versa, com o apoio da Associação das Barquinhas, durante o dia de São Francisco (dia 04), as/os passageiros/as da Barca Velho Chico puderam prestigiar fotos do fotógrafo João Zinclar, que percorreu toda a Bacia anunciando e denunciando o Rio e a cultura dos povos ribeirinhos. Na avaliação de quem teve esta oportunidade enquanto se deslocava de uma cidade a outra, é algo que precisa ser intensificado, pois as imagens dizem sobre uma realidade do rio que boa parte da população desconhece.

Para encerrar a Semana de programações alusivas ao aniversário do Velho Opara, que completou 512 anos de batismo pelos portugueses, a IX Romaria das Águas de Sobradinho possibilitou estudantes e educadores/as do município um passeio educativo no trajeto desde a orla de Juazeiro até a eclusagem na Barragem de Sobradinho, construída na década de 1970. Na barca, músicas e outras intervenções artísticas, falas, obervações ao próprio Rio levaram para o público presente uma série de informações sobre as histórias do São Francisco e do seu povo, as lendas, os grandes projetos e, principalmente, a necessidade de preservá-lo. À noite, dezenas de pessoas participaram de caminhada da cidade até o Balneário de Chico Periquito, onde houve falas de entidades organizadoras do evento, que contou com a participação de pessoas e organizações sociais, inclusive, de municípios vizinhos. Em uma das paradas da caminhada, diversas cruzes fincadas no chão trouxeram a memória de mártires das lutas sociais e de vítimas de grandes projetos econômicos, a exemplo de trabalhadores mortos em jacobina (BA) na extração de minério da Empresa Yamana Gold*.

As atividades da "Semana do Rio" no Submédio São Francisco foram realizadas por próquias e organizações que integram a Articulação Popular são Francisco Vivo na região, a exemplo do Irpaa, Comissão Pastoral da Terra,  Movimento dos Pescadores e Conselho Pastoral dos Pescadores, Sintagro, Sajuc.

A memória do “fotógrafo do rio”

Uma forma de homenagear o trabalho e a militância de João Zinclar, fotógrafo que faleceu em janeiro deste ano em um acidente automobílistico, a Articulação Popular São Francisco Vivo, divulgou seu trabalho durante as comemorações da “Semana do Rio”. A partir de exposições fotográficas, slide show's, baner e falas sobre sua relação com a fotografia e com o Rio, João foi lembrado por sua grande contribuição que sempre deu às lutas em defesa do São Francisco.

Simpatizantes do fotógrafo criaram na Rede Social facebook a página “Ninjão Zinclar” para mostrar seu trabalho e discutir a comunicação livre. Confira.

 

* De acordo com informações da Yamana Gold (através de e-mail) o número de mortes em atividades da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), Empresa da Yamana, foram 06, sendo: 2 em 2008 (contratados); 01 em 2010; 01 em 2012 e 02 em 2013 (funcionários próprios da empresa).


Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

“Semana do Rio” anuncia e denuncia a realidade do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005