IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

A Internet como meio de divulgação da Convivência com o Semiárido é tema de evento realizado pelo Irpaa nesta segunda

A Internet como meio de divulgação da Convivência com o Semiárido é tema de evento realizado pelo Irpaa nesta segunda

Para aprofundar um pouco mais a relação entre a proposta de Convivência com o Semiárido e os Meios de Comunicação – de modo especial a Internet – o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), com o apoio do DCH III//Uneb, realiza nesta segunda (17) uma conversa sobre a importância da mídia na construção de uma nova visão do Semiárido, tema pertinente neste momento em que as relações sócio-culturais, de algum modo, são mediadas pelo espaço virtual. Na oportunidade será apresentado o novo layout do site do Irpaa e a proposta de jornalismo on line com a qual a entidade trabalha.

 

Por que discutir isso?

As alternativas de produção e o manejo apropriado ao clima do sertão, combinados com a sabedoria do povo da região, se transformaram num conceito que a cada instante vem se renovando e permeando diferentes espaços políticos e sociais. Mas, no início dos anos de 1990, o conceito de Convivência com o Semiárido não era percebido na mídia convencional. As organizações sociais não tinham mecanismos para expandir tais ideias que desde então se revelavam como um contraponto aos efeitos da seca, que ao longo dos anos marcavam o imaginário do povo do Nordeste.

Atualmente, com a evolução dos meios de comunicação, cada vez mais instantâneos, a rede mundial de computadores tem sido uma importante aliada na disseminação de novas ideias, paradigmas e conceitos. Não obstante, os preceitos e conteúdos da Convivência com o Semiárido, que antes não tinham lugar na grande mídia, agora são temas bastante presente no rádio, na TV, nos Jornais e principalmente nas redes sociais mediadas pela Internet. As organizações sociais que divulgam e implementam esta proposta utilizam fortemente as ferramentas da Internet, não somente para divulgação direta de suas ações como também na perspectiva de continuarem pautando os Meios de Comunicação de Massa quanto às transformação que a proposta produz na vida do povo do sertão.

 No enecerramento do evento haverá coquetel com cardápio regionalizado ao som do forró pé de serra do sanfoneiro Flávio Baião. Estarão disponíveis também para venda derivados de frutas da caatinga produzidos pela Coopercuc, camisas com imagens de flores da caatinga e materiais paradidáticos produzidos pelo Irpaa, além de bonés e bolsas da instituição.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

A Internet como meio de divulgação da Convivência com o Semiárido é tema de evento realizado pelo Irpaa nesta segunda

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005