IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidade de Melancia foi sede de mais um encontro do grupo Jovens da Caatinga

Comunidade de Melancia foi sede de mais um encontro do grupo Jovens da Caatinga

A Comunidade de Fundo de Pasto Melancia, interior de Casa Nova (BA), recepcionou nos dias 16 e 17 membros da Rede de Jovens da Caatinga, um dos resultados do Projeto Bem Diverso. A ação proporciona a um grupo de jovens do Território Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru formação em comunicação para Convivência como Semiárido, com base na comunicação comunitária e popular.

Produção de vídeo foi o tema da última oficina do projeto, que contou com cinco formações de comunicação, realizadas de forma itinerante no Território Sertão São Francisco, mais precisamente em comunidades que desenvolvem o Recaatingamento, onde residem esses/as jovens. De acordo com o participante William Andrade, essa metodologia da oficina contribui para o papel do jovem comunicador: “isso que é o jovem comunicador, você sair de uma comunidade e buscar informação na outra”. O jovem ainda complementa pontuando que esse conhecimento é adquirido a partir da troca de experiência entre a juventude e os/as moradoras das comunidades.

Em consonância com William, o colaborador do Irpaa Álvaro Luiz, um dos facilitadores da oficina, acredita que a oportunidade da juventude conhecer realidades que tem pontos semelhantes e outros diversos, é importante para a formação do jovem comunicador. “O contato com os mais velhos, a forma de organização da comunidade, tudo isso contou positivamente... quando você sai do seu lugar e conhece outro espaço, você descortina para coisas novas que estão ali e por outro lado pode observar que na sua comunidade tem aquela coisa tão legal que merece ter o destaque”, afirma Luiz.

Nessa sinergia, a moradora de Melancia, Nazaré Rocha, defende que essa proposta é importante, pois, segundo a agricultora, as comunidades estão ficando velhas e projetos executados nesse formato pode animar muito a juventude a participar ainda mais da vida comunitária.

Perspectivas

Além de discutir a linguagem audiovisual, a juventude realizou práticas de captação de imagens, entrevista e edição. Outro ponto importante na formação foi a bate-papo sobre a gestão da rede de Jovens da Caatinga. Para William, a juventude está animada e engajada para desenvolver seu papel de protagonista, mantendo viva a rede de Jovens da Caatinga.

Além disso, a juventude da rede pode “ajudar outros jovens, que não estão participando do projeto, a ter uma visão mais ampla, que é necessário preservar a Caatinga, porque sem a Caatinga não tem como a gente ter o bode de boa qualidade (...) e renda melhor”, exemplifica o William.

De acordo com Álvaro, a expectativa do Irpaa é que a juventude assuma o protagonismo no pulsar da rede e a entidade desenvolva apenas o papel de apoiar as iniciativas da juventude na luta pelo direito à comunicação e toda proposta da Convivência com o Semiárido.

Desde o mês de maio de 2018, o Projeto Bem Diverso é executado pelo Irpaa com apoio do PNUD e a Embrapa. Um das linhas de atuação do projeto é a formação em comunicação para/com jovens de comunidades rurais do Território Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru, no sertão baiano.

Texto: Comunicação Irpaa / Fotos: Rede Jovens da Caatinga


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidade de Melancia foi sede de mais um encontro do grupo Jovens da Caatinga

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005