IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Atividades práticas e desenvolvimento de ferramenta didática marcam formação de ACA/ACR

Atividades práticas e desenvolvimento de ferramenta didática marcam formação de ACA/ACR

Jovens de 15 comunidades rurais, de seis municípios do Território Sertão do São Francisco, passaram pela segunda Oficina de Formação de ACA/ACR do segundo ano do Projeto Bahia Produtiva, realizada pelo Irpaa dias 16 e 17 de novembro, no Centro de Formação Dom José Rodrigues.

O grupo, que atua como Agente Comunitário de Apicultura (ACA) ou Agente Comunitário Rural (ACR) em suas comunidades, presta assessoria a beneficiárias/os ligadas/os a uma cooperativa e associações que estão desenvolvendo projetos socioambientais ou de geração de renda através da apicultura, caprinovinocultura, pesca artesanal, produção em quintais, dentre outras atividades produtivas. A capacitação teve quatro linhas: caprinovinocultura, alimentação de aves e produção de hortas em quintais, apicultura e desenvolvimento das atividades de assessoria com base no plano de negócio e/ou projetos aprovados pelo Governo do Estado.

Na área de criação de caprinos e ovinos foram apresentadas ao grupo uma série de receitas de vermífugos e complementos minerais utilizados para cuidar do rebanho, reduzir os custos da produção e garantir o menor uso possível de remédios químicos. As/os ACA’s/ACR’s visitaram o aprisco, onde receberam orientações práticas de manejo do rebanho, cuidados na aquisição de animais e dicas para a construção de espaços apropriados. “O veterinário mostrou para a gente as maneiras de verificar as doenças no animal: no olho, na boca, no focinho… Como cuidar, a forma do manejo”, conta Cháverton Silva, ACR da comunidade Negros, em Remanso. Após a prática no aprisco o grupo seguiu para a sala de ordenha onde foram passadas recomendações para uma coleta segura do leite de cabra, o que garante mais qualidade ao produto, reduzindo o risco de contaminação. “Foi uma conversa proveitosa, deu para tirar todas as dúvidas que a gente tinha”, afirma Cháverton.

Dos 18 grupos assessorados no momento pelo Irpaa através do projeto Bahia Produtiva, seis associações e uma cooperativa têm como principal atividade a criação de abelhas. Com o objetivo de melhorar os enxames e aumentar a produção de mel, foi realizada uma atividade prática, onde as/os participantes analisaram as condições da rainha, visualizaram os resultados obtidos com a divisão de enxames e experimentaram técnicas simples, que segundo o colaborador do Irpaa Ivonaldo Rodrigues, podem reduzir a perda de abelhas em até 70%. “Alguns ACA’s não tinham esse conhecimento e esses manejos simples evitam a perda, tanto da produção, quanto do enxame”, explica Ivonaldo.

Para facilitar o acompanhamento técnico no dia a dia ACA’s, ACR’s e a equipe do Irpaa desenvolveram um caderno de campo. Inspirado em um instrumento utilizado em outro projeto, o caderno de campo “tem a finalidade de servir de instrumento de registro, monitoramento e gestão das atividades do ACA/ACR. Ele serve também de material de consulta, porque também dispõe de conteúdos, tópicos, os principais aspectos dos manejos das culturas”, explica André Rocha, colaborador do Irpaa.

O projeto Bahia Produtiva é executado pelo Irpaa, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), conta com recursos do Banco Mundial e contrapartida do Governo do Estado da Bahia.


Texto e foto: Comunicação do Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Atividades práticas e desenvolvimento de ferramenta didática marcam formação de ACA/ACR

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005