IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Projeto beneficia famílias com investimentos em estruturação produtiva

Projeto beneficia famílias com investimentos em estruturação produtiva

A oportunidade de incrementar a produção, considerando as especificidades regionais, está animando 400 famílias dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí, na região Nordeste, as quais são beneficiárias do Projeto Semiárido Produtivo. Executado pelo Irpaa desde novembro de 2017, atualmente as famílias estão envolvidas na elaboração de projetos de investimentos em sistemas produtivos, cujos potenciais foram levantados no Diagnóstico da Unidade de Produção Familiar.

Durante encontro realizado nesse mês de dezembro, em Juazeiro (BA), a equipe técnica do Semiárido Produtivo socializou alguns dos cem projetos que estão sendo elaborados nos cinco estados. Antes de definir os investimentos, são consideradas informações acerca das famílias, área da propriedade, fontes hídricas disponíveis, potencial produtivo que precisa de incremento, além de firmar a contrapartida das famílias ou comunidade.

A maior parte dos projetos são voltados para sistemas produtivos como criação de galinhas caipiras, apicultura, criação de ovinos, suínos e horticultura. Construção de apriscos, galinheiros, canteiros econômicos, reconstrução de roças comunitárias, além da aquisição de equipamentos como máquinas forrageiras, chocadeira, caixas de colmeia, etc estão previstos nos projetos a serem implementados junto às famílias de referência do Projeto.

O colaborador do Irpaa e Assessor Produtivo do projeto, Jeferson Marques, destaca a importância desta iniciativa para as famílias, pontuando que tradições próprias do modo de produção já existente nas comunidades estão recebendo incentivo financeiro e orientações técnicas para que possa vir a fortalecer, sobretudo, a soberania alimentar e geração de renda. O agrônomo cita o exemplo de uma roça comunitária na comunidade Várzea Nova, no município de Jacobina (BA), a qual será reativada a partir dos projetos de duas famílias de referência. O investimento será voltado para aquisição de equipamentos de irrigação da área que além de alimentos livres de agrotóxico irá também cultivar plantas forrageiras.

Já em comunidades dos municípios de Geminiano e Itainópolis, no estado do Piauí, quatro famílias de referência optaram por investir na apicultura. Conforme a Assessora Produtiva Vanessa Neri, os projetos elaborados prevê a aquisição de equipamentos e indumentárias para potencializar o trabalho que já é desenvolvido por quatro agricultores, dois deles jovens, que já tem o mel como um importante complemento na renda familiar. É uma forma de “incentivar os agricultores a trabalharem não apenas com mel mas com a possibilidade de outros produtos da colmeia como própolis, a pólen, a própria cera”, adianta Vanessa.

Primeiros Resultados

Após um ano de execução do projeto, já se tem um perfil das famílias de referência e os projetos de estruturação familiar elaborados. Além disso, foi feito o Cadastro Ambiental Rural das propriedades acompanhadas, metas postas para esse primeiro ano, conforme aponta o Coordenador do Semiárido Produtivo, Paulo César de Jesus. A implementação dos projetos já iniciam nos próximos meses, assim como está previsto para 2019 investimentos coletivos, a exemplo de construção e reforma de Unidade de Beneficiamento de frutas e Casa do Mel geridos por associações e/ou cooperativas.


O Projeto Semiárido Produtivo conta com investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, beneficiando direta e indiretamente mais de 60 comunidades, as quais recebem formação voltada para Convivência com o Semiárido, bem como investimentos para potencializar o aspecto produtivo da família ou comunidade. O total de investimentos nas Unidades de Produção Familiar é de R$ 500 mil e a finalização do projeto está prevista para 2020.


Texto e Foto: Comunicação Irpaa 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Projeto beneficia famílias com investimentos em estruturação produtiva

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005