IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Intervenções e homenagens celebram o aniversário do São Francisco na região

Intervenções e homenagens celebram o aniversário do São Francisco na região

 

Todos os anos a primeira semana de outubro vem sendo marcada por diversas atividades voltadas para o Rio São Francisco. O dia 04, especialmente, é o momento de chamar atenção para a importância do rio para a região, discutir como o mesmo vem sendo tratado e falar da necessidade de preservá-lo. Escolas, organizações sociais e a mídia normalmente agendam esta data.

Este ano, no período de 02 a 05 de outubro, diversas atividades estarão acontecendo em Curaçá, Pilão Arcado, Juazeiro e Sobradinho, com a preocupação de envolver novos atores sociais na luta em defesa da vida do rio e dos povos ribeirinhos. A “Semana do Rio” está sendo organizada pela Articulação Popular São Francisco Vivo, que reúne diversas entidades, movimentos sociais e povos de toda a Bacia do São Francisco e que durante todo o ano desenvolve uma série de ações no Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.

A programação da “Semana do Rio” terá início com uma oficina de comunicação, com foco na questão ambiental, no município de Curaçá no dia 02. Dia 03, o debate acontecerá em Pilão Arcado no encontro do Conselho Popular de Saúde e Meio Ambiente e dia 04 será a vez de passageiros/as das barquinhas que fazem a travessia Juazeiro/Petrolina prestigiarem uma exposição fotográfica na própria barca. Para encerrar a programação, no dia 05, acontecerá mais uma edição do “Navegando no Velho Chico”, onde estudantes, educadores/as e militantes de Sobradinho vão percorrer o rio no trajeto Juazeiro/Sobradinho. À noite acontecerá a IX edição da Romaria das Águas de Sobradinho, evento político-religioso que culmina com uma caminhada da sede do município até o Balneário de Chico Periquito.

Todas as atividades serão momentos de reflexão acerca do grave estado de degradação do rio ao longo da Bacia, como o impacto dos grandes projetos (barragens, irrigação, mineração), lançamento de esgotos, agrotóxicos, etc. A morte dos afluentes e os impactos do urbanismo serão também temas debatidos nas atividades e na imprensa local.

Homenagem a João Zinclar

No início deste ano, os movimentos sociais, sobretudo os povos do São Francisco,João Zinclar - “fotógrafo do Rio São Francisco” perderam o aliado João Zinclar, conhecido por seu profissionalismo e militância, carinhosamente chamado de “fotógrafo do Rio São Francisco”. Entre 2005 e 2009, João percorreu as margens do Velho Chico registrando as belezas do rio, dos povos, a diversidade cultural e também a destruição em diversos locais da Bacia. Em 2009 lançou um livro com estas fotografias, as quais disponibilizou para ampla divulgação. Sua fotografia, como ele sempre dizia, estava a serviço das lutas sociais, por isso sempre teve a confiança e carinho das lutadoras e lutadores do São Francisco.

Dois momentos na “Semana do Rio” farão homenagem a João, que sempre registrou momentos importantes de luta em defesa da vida do Rio como romarias, marchas, o jejum de Dom Luiz Cáppio. A primeira homenagem será a Exposição fotográfica na Barca “Velho Chico”, no dia 04, no trajeto cotidiano da travessia Juazeiro/Petrolina. Serão cerca de 70 fotos que revelam diversas realidades do rio e de seu povo dos 08 estados que Zinclar percorreu antes de lançar o livro “O Rio São Francisco e as Águas no Sertão”. A segunda homenagem será na abertura da IX Romaria das Águas, dia 05, em Sobradinho, onde será exibido um vídeo na Praça dos Trabalhadores (Vila São Joaquim) e fotografias serão carregadas por jovens na caminhada.

Serviço
O que? Semana do São Francisco
Quando? De 02 a 05 de outubro
Onde? Juazeiro, Sobradinho, Pilão Arcado e Curaçá

Programação
Dia 02: Oficina de Comunicação em Curaçá
Dia 03: Encontro do Conselho Popular e Meio Ambiente de Pilão Arcado
Dia 04: Exposição fotográfica na Barca Velho Chico
Dia 05: Navegando no Velho Chico/Romaria das Águas de Sobradinho

 

Articulação Popular São Francisco Vivo
www.saofranciscovivo.com.br


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Intervenções e homenagens celebram o aniversário do São Francisco na região

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005