IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Seminário Nacional discute Experiências Agroecológicas desenvolvidas no Semiárido brasileiro

Seminário Nacional discute Experiências Agroecológicas desenvolvidas no Semiárido brasileiro

Iniciou no último dia 3 de dezembro (quinta-feira), e segue até o dia 17, o Seminário Nacional de Experiências Agroecológicas, organizado pelas entidades da sociedade civil em parceria com o projeto Avaclim, Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e universidades. O objetivo do seminário é compartilhar conhecimentos, analisar coletivamente as experiências em andamento, compartilhar informações sobre o projeto Avaclim e por fim planejar os próximos passos do projeto.

O projeto Avaclim é uma iniciativa de caráter técnico científico e que vem desenvolvendo um conjunto de experiências agroecológicas no intuito de apontar caminhos diante do atual contexto que esta inserido o Semiárido brasileiro.“O projeto Avaclim, visa contribuir para a integração da Agroecologia e terras áridas, e no nosso caso, em terras semiáridas, como ferramenta para abordar o debate da insegurança alimentar, mitigar e adaptar as mudanças climáticas e restaurar as terras degradas”, afirma Tiago Pereira, coordenador institucional do Irpaa.

A programação está planejada para ser realizada durante o mês de dezembro e dividida em três dias de atividade (03, 10 e 17), entendendo-as como um ciclo de debates. Será realizado de modo virtual, e cada dia terá um tema diferente, com duas horas de atividades pela manhã e duas horas a tarde.

Na atividade de abertura, que aconteceu quinta-feira (03), foi realizada a apresentação de duas iniciativas que tinham como pauta: “As experiências do Bem Viver na construção da agroecologia no Semiárido brasileiro”, onde as agricultoras experimentadoras Raimunda e Maria de Fátima, assessoradas pelo Centro Sabiá e Cetra, respectivamente, apresentaram suas experiências e os aprendizados já alcançados.

No dia 10 (quinta-feira), acontecerão partilhas e discussões a cerca do tema: “Interconexões entre territórios e agroecossistemas: espaços de vida, re/existências e re/criações”. Também serão refletidas as ações realizadas pelo Irpaa sobre o Recaatingamento, e PATAC sobre as Mulheres camponesas, Agroecologia e as Sementes da Paixão.

E no último dia (17), será debatido sobre “As potencialidades e desafios da Agroecologia nas novas economias”, com apresentação de experiências do EcoAraripe, desenvolvida pelo Caatinga (PE) e do Polo da Borborema e AS-PTA (PB).

A inscrição no seminário é gratuito e deve ser realizado diretamente pelo link.

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Divulgação  


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário Nacional discute Experiências Agroecológicas desenvolvidas no Semiárido brasileiro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005