IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Formação partilha experiências exitosas de famílias agricultoras no Semiárido

Formação partilha experiências exitosas de famílias agricultoras no Semiárido

Auxiliar famílias agricultoras no conhecimento geral do solo com técnica simples para fazer análise, apoio ao associativismo, construção de silos de concreto e a melhoria da qualidade de vida através do Sistema Agroflorestal. Essas são algumas das experiências bem sucedidas compartilhadas pelos 29 técnicos/as e articuladores/as do Irpaa em encontro realizado entre os dias 5 e 8 deste mês, no Centro de Formação Dom José Rodrigues do Irpaa, em Juazeiro.

Uma dessas atividades foi apresentada pelo colaborador do Irpaa, André Lira, que acompanha uma média de 100 famílias, em três comunidades do município de Campo Formoso. Ele aproveita as formações com os/as agricultores/as para repassar o conhecimento de uma técnica de análise do solo, feita com produtos acessíveis. São utilizadas uma garrafa plástica transparente, água e amostra de terra que deve ser retirada de uma profundidade de 20 centímetros, que é o tamanho médio de crescimento das raízes das espécies cultivadas. “A gente, junto com os agricultores, faz essa coleta e, posteriormente, faz a análise para saber mais ou menos qual o tipo de solo que a gente trabalha. A partir daí, estar inserindo matéria orgânica, perceber se o tipo de solo é adequado para o tipo de atividade que a gente vai trabalhar”, aponta André Lira.

Outra experiência compartilhada no encontro foi o cultivo em Sistema Agroflorestal (SAF), implementado em uma propriedade na comunidade Serra da Boa Vista, localizada no Distrito de Massaroca, em Juazeiro. A produção é destinada para o consumo familiar e apenas o excedente é colocado à venda. A colaboradora do Irpaa, Maiara Carvalho, afirma que essa prática agrícola em Massaroca “Tem sido um espaço de referência. É uma área com pouco mais de meio hectare, tem o cultivo de uma diversidade, tanto de plantas forrageiras, frutíferas e ornamentais. A gente traz essa experiência devido aos resultados muito importantes que ela tem trazido, a exemplo do protagonismo da juventude e da mulher”.

Esse momento presencial com os técnicos para a integração das práticas de sucesso também é uma oportunidade para aproveitar a reunião e articular ou reforçar a multiplicação do conhecimento. “A gente não consegue levar toda a equipe para todas as comunidades que vêm acontecendo essas experiências exitosas. Esse momento (...) proporciona meio que um intercâmbio, de estar vendo o quão exitosa é essa ação da assessoria nas comunidades. É momento também de revigorar a equipe, de dar essa troca legal, para a equipe voltar vigorosa para as comunidades”, destaca a colaboradora do Irpaa, Adriana Nascimento.

É a primeira vez, desde o início da pandemia, que acontece uma atividade presencial, com todos os colaboradores de um projeto executado pelo Irpaa, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Governo do Estado da Bahia, com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). As atividades de formação continuada com a equipe estavam acontecendo na modalidade remota.

O técnico da CAR, Victor Leonam, enfatiza a importância do encontro para a avaliação do projeto. “A gente tem conseguido evidenciar os resultados que o projeto teve na sua trajetória de 5 anos de acompanhamento técnico pelas entidades que fazem assessoria técnica continuada, no caso aqui o Irpaa. Então, a gente conseguiu observar as ferramentas que a gente trabalhou na assessoria técnica, os resultados que ela gerou e também as experiências exitosas que cada território tem, trazidas pelos técnicos”.

No evento, aleḿ da socialização das práticas junto às famílias agricultoras, as equipes que atuam em 27 territórios nos municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Sento Sé, Sobradinho e Remanso também estão participando da formação continuada, prevista no cronograma do projeto. Na programação está prevista, por exemplo, atividade sobre o tratamento de esgoto e o reúso agrícola.


Texto e fotos: Eixo Educação e Comunicação do Irpaa

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Formação partilha experiências exitosas de famílias agricultoras no Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005