IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Lançamento do Programa Arca das Letras será realizado durante o SemiáridoShow 2013

Lançamento do Programa Arca das Letras será realizado durante o SemiáridoShow 2013

Com o intuito de desenvolver atividades de dimensão formativa para moradores/as da Zona Rural, além das tecnologias agrícolas, o SemiáridoShow destaca nesta edição mais uma novidade, o Seminário de lançamento regional do Programa “Arca das Letras” que será desenvolvido nas comunidades acompanhadas pelo Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada). O lançamento acontece durante o evento e tem o objetivo de incentivar a leitura no ambiente rural, implantar bibliotecas e formar Agentes de Leitura nas associações de crédito fundiário, colônias de pescadores/as, comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e de agricultura familiar.

De acordo com uma das colaboradoras do Irpaa, Alaíde Régia Sena, durante a programação será feita a recepção, cadastramento, capacitação das/dos agentes de leitura de comunidades dos municípios baianos de Juazeiro e Canudos, planejamento de formação de grupos para as ações de incentivo à leitura que devem atuar nas comunidades beneficiadas com as Bibliotecas Arca das Letras, além de atividades recreativas, apresentações teatrais e rodas de leitura compostas por integrantes do Irpaa.

O interesse da instituição em acessar o Programa surgiu da necessidade de criar acervos para facilitar o desenvolvimento de projetos voltados para a educação nas áreas rurais. A partir da solicitação dos livros, o Irpaa passou a cadastrar as comunidades interessadas que já participavam das ações promovidas pelo Instituto.

Para Alaíde Régia Sena, esse momento durante o SemiáridoShow “é importante para que possamos aproveitar o tempo e espaço do evento para a formação dessas pessoas”. Segundo a organizadora, estima-se que mais de 30 agentes de leitura participem do momento. “Essa formação será para os agentes de leitura que já foram estabelecidos nas comunidades, sendo que algumas já estão com suas Arcas construídas. Essas devem receber mais de 200 livros com temas de seu interesse”, continua.


Das comunidades contempladas, algumas já fizeram as Arcas padrão estipuladas pelo programa, as quais devem serem feitas pelos comunitários para abrigar o acervo, devendo ficar em um local acessível. A primeira entrega dos livros será na comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, e, de acordo com Alaíde, a comunidade está “aguardando esse momento ansiosamente, dá pra perceber o entusiasmo deles... Eu acho isso muito bom por que estimula as demais comunidades”, ressalta.

Como funciona o Programa

O Programa é realizado com a colaboração de moradores/as das comunidades em todas as etapas, desde a organização de reuniões que discutem o formato ideal da Biblioteca para o local, sua função social, cultural, administração de empréstimos e arrecadação de livros para o acervo. As/os agentes de leitura são indicados/as pelas comunidades e trabalham de forma voluntária, sendo responsáveis por promover ações de incentivo à leitura, além disso, eles/elas formam outros agentes ensinando suas atribuições para as famílias e amigos, com intuito de tornar a gestão da Biblioteca um ato coletivo.

Atualmente são instaladas, em média, três Bibliotecas por dia em áreas rurais do país, através do Programa que tem beneficiado crianças, jovens e adultos, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras rurais de várias regiões. A ação faz parte do programa Nacional do Livro e Leitura, coordenado pelos Ministérios da Educação e da Cultura juntamente como uma rede de parcerias, formadas por órgãos públicos, instituições não governamentais, movimentos sociais, escolas, editoras, livreiros, artistas, intelectuais, escritores e a população urbana em geral.

Imprensa SemiáridoShow

Contatos:
Embrapa – (87) 3866-3600 / 3861-4442
IRPAA – (74) 3611-6481 e 3612-8786
imprensa.semiaridoshow@gmail.com
www.semiaridoshow.com.br


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Lançamento do Programa Arca das Letras será realizado durante o SemiáridoShow 2013

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005