IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro celebra três anos de execução do projeto Semiárido Produtivo, avalia ações e propõe novos encaminhamentos

Encontro celebra três anos de execução do projeto Semiárido Produtivo, avalia ações e propõe novos encaminhamentos

A 8ª Reunião Interestadual da equipe executiva que integra o projeto Semiárido Produtivo foi realizada nos dias 29 e 30 de outubro, na sede do Irpaa, em Juazeiro (BA). O intuito foi celebrar os três anos de execução do programa, que é executado pelo Irpaa nos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em três anos, o projeto Semiárido Produtivo atuou em cinco estados, onde fortaleceu diversas atividades, beneficiando mais de 400 famílias agricultoras, com formações focadas em variados sistemas produtivos e investimento direto, através da construção de galinheiros, apriscos, cisternas e outras estruturas, da entrega de incubadoras de ovos, materiais para apicultura e máquinas forrageiras, dentre outros.

Durante o encontro foram apresentados os resultados das atividades realizadas em 2020 e foi feita uma avaliação geral, além de debates e encaminhamentos para a etapa de trabalho que inicia em novembro. O projeto teve um aditivo de seis meses, assim as atividades que encerrariam em novembro deste ano, agora devem seguir até abril de 2021.

O trabalho com as/os beneficiárias/os foi realizado por meio do acompanhamento técnico individual nas propriedades de agricultoras/es, encontros coletivos e intercâmbios. “Os momentos de assessoria técnica com os agricultores são primordiais para o desenvolvimento das atividades agrícolas e a relação dos agricultores com os técnicos é ótima. Apesar da distância, do intervalo de tempo, eles conseguem absorver as orientações e recomendações sobre o manejo dos animais, os tratos culturais, a lida direta com a terra”, pontua Vanessa Neri, Assessora Produtiva do projeto no estado do Piauí.

Ao todo, 63 comunidades foram com acompanhamento técnico, alcançando 400 famílias, as quais tiveram as produções melhoradas, o que aumentou a renda das/dos agricultoras/es. Dentre as famílias beneficiadas com a ação, 104 receberam investimentos diretos nas atividades que desenvolvem.

As histórias das famílias, seus modos de produção e a relação com o projeto foram contadas em boletins jornalísticos, que serão disponibilizados nos formatos virtual e físico, e distribuídos nas localidades contempladas pelo projeto. As experiências nas comunidades também foram sistematizadas em uma cartilha produzida pela equipe.

De acordo com Paulo César, coordenador do projeto, a avaliação final é de que, mesmo com as dificuldades de contato pessoal que a pandemia gerou em todos os espaços da sociedade, os principais objetivos foram atingidos. Agora, o momento é de visar as ações voltadas para os investimentos coletivos, através do projeto, nos próximos seis meses. “As ações previstas para serem executadas nesse período foram concluídas com sucesso. A gente conseguiu fazer 104 investimentos familiares nos cinco estados. Em 2020, a ação principal seria os investimentos coletivos, beneficiando famílias inteiras, grupos inteiros, mas essa foi uma atividade afetada pela pandemia [...] A ideia é que a gente agora vai, com esse novo aditivo, tentar fazer as outras ações que ainda restam”, explica.

Texto/Foto: Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro celebra três anos de execução do projeto Semiárido Produtivo, avalia ações e propõe novos encaminhamentos

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005