IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Irpaa tematiza Dia Mundial da Água

Irpaa tematiza Dia Mundial da Água

A água é matriz da vida. Em 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Nessa oportunidade, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) disponibiliza sua equipe técnica para tratar do assunto nas comunidades em que a entidade atua, em escolas, fóruns e outros espaços de discussão.

Para isso, os técnicos estarão visitando comunidades rurais como Santa Tereza em Sobradinho e Brejo de Fora em Sento Sé e realizando palestras educativas, durante a manhã em escolas infantis como recanto do Pequeno Príncipe e Shalom.

O Dia Mundial da Água surgiu a partir de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) adotada em 1992. Os motivos que levaram a essa decisão, devem-se à constatação de que apenas 0,008 % do total de água do nosso planeta é potável. Parte desses mananciais, incluindo o Rio São Francisco, maior fonte de água doce do semiárido brasileiro, está sendo contaminada e poluída pela ação humana, o que aumenta a preocupação de governos e principalmente da sociedade civil organizada.

Há 20 anos, o Irpaa trabalha pela Convivência com o Semiárido, e a instalação de tecnologias apropriadas para a captação e armazenamento de água é uma das formas encontradas para possibilitar maior autonomia e sustentabilidade das famílias das comunidades rurais da região.

 
Um desses exemplos é o das famílias da comunidade de Santa Tereza, a 15 km de Sobradinho, que contam com cisternas-calçadão e barreiros trincheiras recentemente construídas através de projetos como o P1+2 e Aguadas, respectivamente. Essas tecnologias adotam uma das mais antigas e eficientes medidas de se viver bem em regiões áridas e semiáridas, a captação de água de chuva.
 
Por essa razão, a IRCSA (Associação Internacional sobre Sistemas de Captação de Água de Chuva), a ARCSA, a IRHA e outras entidades internacionais decidiram reunir-se no Dia Mundial da Água 2011, com uma declaração conjunta, chamando a atenção para os muitos benefícios do aproveitamento da água da chuva.
 
baixe aqui a declaração...
 
Entre as tecnologias de captação de água de chuva difundidas pelo Irpaa, temos:
 

Cisternas de Consumo: É construída nas proximidades das casas para captar a água que cai sobre o telhado após as primeiras chuvas. Coloca-se uma bica de zinco e a água é levada até o reservatório através de cano de pvc. Tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, o que é suficiente para uma família de 5 pessoas consumir durante oito meses.

Cisternas calçadão: É uma cisterna de 50 mil litros com uma área de captação pavimentada como um calçadão. Com essa cisterna é possível irrigar um "quintal produtivo" de verduras, regar mudas ou ter água para galinhas e abelhas.

Barragem subterrânea: É construída em um baxio, semelhante a uma barragem convencional. Cavada até a camada impermeável do solo e revestida por lona, sua função é conservar a água de chuva infiltrada no subsolo, aumentando a resistência em períodos de seca. Assim, permite a criação de um número maior de animais e diminui a dependência de insumos externos.

Tanque de Pedra: É construído nos lajedos, aproveitando a inclinação natural neles existentes. Mas é necessário construir paredes facilitando a contenção ou o direcionamento da água para os tanques e conseqüentemente maior acúmulo de água. O tanque de pedra armazena água para os gastos domésticos, para alimentação animal e irrigação de um "quintal produtivo" de verduras.

Barreiro Trincheira: São tanques profundos e estreitos, cavados em subsolo cristalino com uma largura em média de 5 metros e com mais de três metros de profundidade. Com fundo e parede de pedra (piçarra), não deixa a água se infiltrar, água para dessedentação animal.

 

 

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Irpaa tematiza Dia Mundial da Água

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005