IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Artesanato é tema de formação com grupo de Assentamento São Francisco

Artesanato é tema de formação com grupo de Assentamento São Francisco

Escamas de peixes e talos de pé de coco foram as principais matérias-primas que mãos de mulheres, homens e crianças transformaram em flores, na tarde da última sexta-feira (23), durante Roda de Aprendizagem do Projeto Pró-Semiárido. Ao menos uma dúzia de flores foi montada pelo grupo do Território Arco Íris do Sertão. A formação aconteceu no Assentamento São Francisco, no interior de Juazeiro e reuniu o grupo de artesanato que é acompanhado pelo Irpaa através do Projeto.

O tema da formação foi artesanato com escamas de peixes e contou com o apoio do grupo de artesanato Lírios do Vale, do município de Sobradinho, que ensinou aos presentes todo o processo de como fazer as flores, desde a limpeza das escamas até o acabamento na montagem dos arranjos. Para a integrante do grupo de artesanato do Assentamento, Maria Evanisse Amorim, o momento foi de aprendizado: “pra mim foi ótimo, pretendo [participar] outras vezes para a gente produzir e crescer mais”, avaliou.

Estimular a identidade cultural, a criatividade do grupo e incentivar o potencial existentes são alguns dos objetivos do projeto ao realizar estas rodas de aprendizagem, explica Andressa Santos, colaboradora do Irpaa que acompanha o grupo. Ela acrescenta que a participação das mulheres do Lírios do Vale nesse momento foi no intuito de “promover uma troca de conhecimento entre as artesãs, trazendo a importância da valorização cultural e a criatividade em criar produtos”, argumenta.


Além da prática, o momento também foi para discutir a necessidade do grupo estar sempre unido e fortalecido em torno dessa atividade produtiva. “A perspectiva é que o grupo se mantenha organizado e estimulado para produzir e comercializar seus produtos, como produzir artes voltadas ao MST, sendo que o artesanato é uma importante atividade de complemento da renda familiar”, esclarece. Essa foi a quarta roda de aprendizagem realizada com este grupo do Território Rural Arco Íris do Sertão.

A junção de cerca de 16 pessoas do assentamento em torno do artesanato começou com as ações do Pró-Semiárido, que é executado pelo Irpaa nos municípios de Sobradinho, Sento Sé, Remanso, Campo Formoso e Juazeiro. O projeto é da Companhia de Desenvolvimento Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, com recursos oriundos do Acordo de Empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida.  

Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Artesanato é tema de formação com grupo de Assentamento São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005