IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Capacitação sobre Portal de Convênios

ONGS DO NORDESTE RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE PORTAL DE CONVÊNIOS


Representantes de 20 Organizações Não- Governamentais de cidades do Nordeste participaram nos dias 24 e 25 de agosto em Recife da segunda edição do curso para utilização do Portal dos Convênios do Governo Federal (Siconv).
A capacitação está sendo promovida pelo Ministério do Planejamento (Seges/SLTI/SE), por meio do projeto de cooperação técnica com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional ao Desenvolvimento (Aecid), e o trabalho de articulação com as ONGs ficou a cargo da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. O treinamento em Pernambuco contou com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco, que sediou o evento e cedeu os equipamentos.
O conhecimento operacional do funcionamento do Siconv atende ao objetivo de facilitar o acesso a recursos públicos federais por entidades sem fins lucrativos. Além disso, contempla um dos propósitos da cooperação com o governo da Espanha de aperfeiçoar a articulação do Ministério do Planejamento com as entidades do chamado Terceiro Setor e também com Estados e municípios.
Falando aos participantes do curso, o gerente de Projetos da Seges, Luís Henrique D’Andrea, reforçou a importância do Portal dos Convênios como instrumento de gestão e transparência, bem como o êxito notado no primeiro treinamento e a intenção do curso em formar multiplicadores. O primeiro curso foi realizado em Brasília no mês de junho.


“Esta ação com as ONGs gera impactos imediatos, pois há o reconhecimento por parte das entidades sem fins lucrativos da preocupação do ministério em esclarecer as dúvidas sobre o portal”, disse D’Andrea.
O curso serve também, segundo o gerente, como um importante laboratório, “pois as sugestões e as necessidades de adaptação do sistema são transmitidas à SLTI, que avalia as mudanças pertinentes e as implementa”.
D’Andrea avaliou que o primeiro curso realizado na Enap teve uma repercussão muito positiva por parte dos alunos e disse ter a mesma expectativa com o segundo curso.
As ONGs participantes da segunda edição do curso sobre o Portal de Convênios foram as seguintes: Afoxé Alafin Oyô (Olinda/PE), Amazônia (João Pessoa/PB), Articulação no Semi-Árido Brasileiro, Assocene, Cáritas nº2, Centro Agroecológico Sabiá, Diaconia, Fetraf-PE, Habitat, Leões do Norte e Projeto Ramã (Recife/PE), Ascoob (Salvador/BA), Associação dos Agricultores e Artesões do Rosário do Catete (Itabaiana/SE), Caatinga (Ouricuri/PE), Cantinho da Criatividade (Cabo de Santo Agostinho/PE), Casa da Mulher (Iguaracy/PE), Chapada (Araripina), Irpaa (Juazeiro/BA, Cooates (Barreiros/PE), Coopagel (Carpina/PE), Patac (Campina Grande e Soledade/PB).
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Capacitação sobre Portal de Convênios

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005