IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Encontro discute perspectivas e desafios das/dos jovens dos Fundos de Pasto

Encontro discute perspectivas e desafios das/dos jovens dos Fundos de Pasto

Como vivem e o que pensam as/os jovens das comunidades de Fundo de Pasto da região de Canudos, Uauá e Curaçá no sertão baiano, foi tema de um encontro que aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de novembro no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro. O evento denominado "Encontro Regional da Juventude de Fundo de Pasto" reuniu 40 jovens e foi organizado pelo Irpaa, juntamente com Articulação Estadual de Fundo de Pasto e a Central das Associações de Fecho e Fundo de Pasto da região de Senhor do Bonfim.

 
O diferencial desse tipo de encontro que reúne especificamente as/os jovens do meio rural está na metodologia bastante lúdica e interativa, onde rodas de discussões e os trabalhos de grupos foram estimulados por imagens e desenhos ligados à realidade desse público que, mesmo morando em lugares distantes, são influenciados pelos meios de comunicação que estimulam o consumismo e outros valores dissociados de suas realidades.
 
De acordo com Valdivino Rodrigues, da Articulação Estadual de Fundo de Pasto, o encontro não discute somente as perspectivas e os desafios desses jovens, mas serve também como espaço de formação de novas lideranças tão necessárias nesses espaços onde há dificuldades causadas pela falta de oportunidades e pelos conflitos e as ameaças que comprometem o modo de vida natural dessas comunidades.
 
Para Denise Cardoso, colaboradora do Irpaa e facilitadora do encontro, apesar das dificuldades em mobilizar as/os jovens dessa região, por diversos fatores, é muito importante que as entidades que lidam com a juventude dos Fundos de Pastos encontrem formas de envolver esse público nas discussões que são inerentes à sua realidade, para que as/os jovens sintam-se engajados nas suas lutas e desafios.
 
Jasiel Santos, da Articulação Regional de Fundo de Pasto de Senhor do Bonfim, disse que as/os jovens que tem participado de encontros na sua região, já tem promovido atividades coletivas em suas comunidades e até participado de espaços de discussão das políticas públicas direcionadas para as áreas de Fundo de Pasto, um sinal muito positivo e animador na opinião desse jovem.
 
Outros encontros regionais e um encontro estadual previsto para o ano que vem servirão para apontar um conjunto de propostas de políticas públicas voltadas às necessidades e a realidades dos Fundos de Pastos na perspectiva de vida dos jovens que vivem nessas comunidades tradicionais.
 
 Texto e Foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Encontro discute perspectivas e desafios das/dos jovens dos Fundos de Pasto

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005