IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Seminário de ATER reúne produtores do Território Sertão do São Francisco

Seminário de ATER reúne produtores do Território Sertão do São Francisco

Produtores e produtoras rurais dos municípios de Sento-Sé, Sobradinho, Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Uauá e Canudos participam no Centro de Formação do Irpaa em Juazeiro, do Seminário de Formação de Lideranças para Área de Sequeiro que acontece entre os dias 10 e 14 deste mês. O encontro é promovido pelo Projeto de Assessoria Técnica e Extensão RuralATERdesenvolvido pelo Irpaa no Território Sertão do São Francisco. Durante o evento são realizadas atividades em Juazeiro (No espaço de treinamento Vargem da Cruz) e em Uauá (em duas Comunidades Rurais).

 A intenção do Seminário é que cada participante se torne um multiplicador em Convivência com o Semiárido nas comunidades onde residem e trabalham. Para tanto o encontro conta com dinâmicas, exibição de vídeos, discussões e atividades práticas que permitem o trabalho com conteúdos relacionados à origem, distribuição e medição da chuva; água no subsolo, filtragem da água, histórico do Semiárido, manejo alimentar e animal, histórico e tipos de agricultura, adubação orgânica e defensivos naturais. Com programação semelhante aos demais cursos realizados pelo projeto, esse Seminário apresenta como diferencial algumas atividades práticas desenvolvidas no Município de Uauá.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e colaborador do IRPAA, Victor Maciel, a proposta é desenvolver um intercâmbio entre produtores, para que assim o grupo possa conhecer melhor experiências exitosas de recaatingamento, na comunidade Serra dos Campos Novos, como também algumas tecnologias para Convivência com o Semiárido na Propriedade do Agricultor Isaías Ribeiro - Comunidade de Testa Branca.A ideia é que haja nesses espaços uma troca de experiência bem interessante, porque boa parte dos produtores que estão no encontro trabalha com técnicas e alternativas de produção apropriadas ao Semiárido e quando eles se encontram passam suas experiências uns para os outros e levam novos conhecimentos para as suas comunidades, lembra Victor Maciel que também afirma ser importante manter, nas reuniões e seminários, esse formato pedagógico de conhecer na prática o que se discute durante os encontros.

Os participantes do Seminário de Formação de Lideranças para área de sequeiro também compreendem a necessidade de acompanhar de perto as alternativas viáveis de produção no Semiárido. Eles mantêm interesses em comum ao mencionarem a necessidade de uma formação voltada ao bom desempenho da comunidade na agricultura, pecuária e preservação do meio ambiente. Uma maneira de atingir tais objetivos é formando lideranças comunitárias. Aldenor Gomes Martins, da comunidade de São Bento em Curaçá, por exemplo, aposta no encontro como uma maneira de desenvolver as potencialidades de sua região.Quando a gente pensa em liderança, a gente pensa logo em alguém que vai estar a frente da comunidade, desenvolver os projetos, e eu quero ser essa pessoa, quero levar os conhecimentos construídos aqui, afirma Aldenor, que participou de outros momentos de formação ministrados pelo IRPAA. Outra participante que sempre está presente nos encontros promovidos pela entidade é Marila dos Santos Rodrigues. Moradora da Comunidade de Fartura em Sento sé, ela acompanha os trabalhos desenvolvidos pela ONG na região e pretende que as experiências vivenciadas nesse Seminário sejam somadas aos demais conhecimentos e assim contribuam para o desenvolvimento do povoado.É importante a comunidade compreender que é possível conviver bem no lugar onde a gente mora, sem precisar ir pra cidade, é desenvolver essas técnicas que a gente aprende aqui e levar isso para o lugar onde a gente mora, acredita Maríla.

 No mês de Janeiro ainda estão previstos dois Seminários de ATER, um no Município de Sento Sé, entre os dias 16 e 18, na Câmara de Vereadores, e o outro em Juazeiro, no espaço de treinamento do IRPAA Vargem da Cruz.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário de ATER reúne produtores do Território Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005