IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Convivência com o Semiárido é tema de debates em universidade americana

Convivência com o Semiárido é tema de debates em universidade americana

No último dia 4 de janeiro, foi o início de uma parceria para realização de estágios virtuais entre o Irpaa e o Programa de Estudos Latinos Americanos (LASP) da Cornell University. A proposta de desenvolver os estágios virtuais foi também uma alternativa para se adaptar neste contexto da pandemia do coronavírus, que impossibilita a vinda de estudantes para as atividades de campo e aprendizados presenciais.

Durante as próximas cinco semanas, estudantes de graduação e pós-graduação, terão a oportunidade de conhecer, através de palestras, workshops e seminários, assuntos ligados a Convivência com o Semiárido e as diversas experiências exitosas que estão sendo desenvolvidas pelas comunidades.

Segundo Jihany Hassun, estudante de pós-graduação e responsável pelo acompanhamento dos estagiários/as da Cornell, este trabalho em articulação com o Irpaa está contribuindo para uma imersão na realidade semiárida brasileira e no aprofundamento sobre a proposta da Convivência com o Semiárido. “Os alunos trabalham com os parceiro do Irpaa e desenvolvem sua articulação em plataformas virtuais procurando realizar um trabalho de impacto tanto social quanto ambiental”, destaca Jihany. Além disso, ela também reforça que o estágio será de extrema importância na formação profissional dos estudantes e na divulgação da Convivência com o Semiárido dentro da universidade.

Para Laura Schroeder, estudante de graduação em Linguística e Relações Internacionais, esta experiência está sendo muito importante para conhecer novas culturas e interagir com outras realidades. “Este estágio será um bom primeiro passo para trabalho internacional. (…) Este estágio tem muito haver com interesses meus, possibilidade de praticar mais meu português de maneira profissional, a conservação e documentação histórica”, enfatiza Laura.

A proposta do estágio é que, ao final do processo, seja produzido um material que traga perspectivas positivas para a região e contribua com a construção de imaginários futuros. Para a elaboração deste produto final, a Cornell University articulou apoio da CoCitizens Lab, que é uma organização sem fins lucrativos especializada no desenvolvimento de workshops e instrumentos fundamentais na teoria Design Thinking. O CoCitizens Lab está contribuindo no processo de facilitação e relação entre os parceiros envolvidos, através do desenvolvimento de workshops e instrumentos colaborativos.

“Apresentar para estes estudantes, e quem sabe eles e elas, também possam espalhar para outras pessoas, para outras universidades, além de disseminar a Convivência com o Semiárido e do Bem Viver, é nosso objetivo com este estágio com a Cornell” explica Felipe Sena, colaborador do Irpaa e que está contribuindo na organização deste estágio. Felipe também reforça que este momento é muito oportuno para dar visibilidade as riquezas e belezas da região. Ao longo do mês serão debatidos sobre diversos temas, tais como: clima e a água no semiárido, recaatingamento, economia solidária, organização social, entre outros.

Este projeto de estágios tem apoo do Escritório de Inciativas de Engajamento da Cornell e pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos

Texto: Comunicação Irpaa / Foto: Jihany Hassun 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Convivência com o Semiárido é tema de debates em universidade americana

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005