IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Educadores/as participam de XIV Seminário Intermunicipal de Educação Contextualizada ao Semiárido

Educadores/as participam de XIV Seminário Intermunicipal de Educação Contextualizada ao Semiárido

 A educação contextualizada para Convivência com o Semiárido está em debate entre educadores e educadoras dos estados da Bahia, Sergipe, Ceará, Piauí, Pernambuco e Alagoas, reunidos/as no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro (BA), durante o XIV Seminário Intermunicipal de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido brasileiro, que teve início hoje e vai até sexta (20).

O evento, que acontece desde 2001, tem o objetivo de fortalecer a proposta de educação contextualizada, principalmente a partir do diálogo e socialização das diferentes práticas que vem acontecendo nos municípios. A socialização de experiências e aprofundamento de conhecimentos acerca da educação contextualizada ao Semiárido também fazem parte do propósito do seminário, diz Edineusa Ferreira, colaboradora do Irpaa e uma das organizadoras do evento.

Um tema de destaque nesta edição é a “água na escola”, o que está sendo discutido a partir das diferentes realidades vivenciadas pelos/as participantes. Para André Rocha, colaborador do Irpaa, a necessidade de armazenar a água da chuva para consumo da escola, seja no campo ou na cidade, é um tema que precisa ser levado a sério pelos poderes responsáveis.

A programação conta com debates coordenados por membros do Irpaa, da Resab (Rede de Educação do Semiárido) e educadores/as convidados/as. Além disso, a socialização de experiências também é um momento rico em que todo o público presente pode conhecer o que vem sendo feito em diferentes lugares do Semiárido no que se refere aos avanços na implementação da proposta de educação contextualizada para o Semiárido. Uma dessas experiências foi apresentada pela educadora Edinalva Pinheiro, do município de Arapiraca, Alagoas. Ela conta que a partir da adesão ao uso da água da chuva na escola, as famílias da comunidade passaram a reivindicar também cisternas para suas residências. A educadora ressalta que o trabalho desenvolvido é fruto da formação continuada dos/das educadores/as, “uma experiência que vai além dos muros da escola, um trabalho pra fazer essa transformação, envolvendo família, comunidade e escola”.

Ao longo da programação, as diversas dificuldades enfrentadas no dia a dia da prática
educativa contextualizada foram colocadas em discussão. Contudo, para o educador Carlos Alberto Marques, do distrito de Poço de Fora, em Curaçá (BA), a dificuldade maior é a falta de compromisso dos governantes, pois não investem numa educação de qualidade temendo a tomada de consciência e enfrentamento da população com relação às injustiças sociais, por exemplo.


Texto e foto: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Educadores/as participam de XIV Seminário Intermunicipal de Educação Contextualizada ao Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005