IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Seminário Discute Fundo de Pasto no Território do Sertão do São Francisco

Seminário Discute Fundo de Pasto no Território do Sertão do São Francisco

Consolidar as políticas públicas nas áreas de Fundos de Pastos na perspectiva de garantir as formas viáveis de produção agropecuária e a permanência das famílias nessas respectivas áreas, foi o tema central do seminário que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Centro Diocesano de Carnaíba do Sertão em Juazeiro (BA).

O evento foi uma promoção do Serviço de Assessoria as Organizações Sociais Rurais (SASOP) e do Instituto Regional Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em parceria com Articulação de Fundo de Pasto e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Centenas de produtores e produtoras rurais dos municípios do Território do Sertão do São Francisco participaram do Seminário na perspectiva de discutir estratégias para continuar com as mobilizações junto aos órgãos do Governo na perspectiva de estarem mobilizados nas lutas em defesa dos Fundos de Pastos como modelo de produção agropecuário apropriado à realidade de vida das comunidades.

Adeilson Feitosa, criador de cabras e ovelhas da comunidade de Caraíba dos Gomes em Curaçá (BA), alertou quanto às ameaças sofridas por 52 famílias da localidade impedidas de criar seus animais de forma segura devido à presença de grileiros que cercam as áreas de pastos usadas coletivamente.

As discussões sobre os processos de discriminatórias e redistribuição de terras públicas ou registradas indevidamente e, seus aspectos legais também fizerem parte dos debates nesse seminário que avaliou também os impactos causados por projetos de mineração e geração de energia que ameaçam a existência dos Fundos de Pasto na região.

Para a líder comunitária de Casa Nova, Estelita Rocha, seminários como esses contribui muito nos esclarecimentos de como as famílias ameaçadas devem proceder frente as tantas ameaças enfrentadas pelas comunidades de Fundos de Pastos.

 

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Seminário Discute Fundo de Pasto no Território do Sertão do São Francisco

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005