IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Pedagogia da alternância: ações voltadas para estudo do clima e água são desenvolvidas nas Efas

Pedagogia da alternância: ações voltadas para estudo do clima e água são desenvolvidas nas Efas

Com o intuito de avançar no fortalecimento político da pauta da Pedagogia da Alternância, bem como motivar as outras escolas a adotarem iniciativas que possam contribuir com o trabalho pedagógico, foram realizadas visitas de monitoramento a 12 Escolas Famílias Agrícolas, que participam do Projeto Educação e Comunicação para o Clima e Água no Semiárido Brasileiro. As visitas ocorreram entre os meses de julho a agosto e foram realizadas pela equipe do Irpaa, que executa o projeto em parceria com a Rede das Escolas Famílias Agrícolas (Refaisa).


Foram percorrido mais de três mil quilômetros para acompanhar, junto a equipe pedagógica (monitores/as, professores/as diretor/a, coordenador/a) das Efas, o desenvolvimento das atividades e planejar as propostas pedagógicas inovadoras que pudessem ser exemplo para outras escolas. Ana Carla Pereira de Souza, da Efa de Rio Real, explica que “a segunda etapa do projeto foi importante para planejar e criar algo que não seja só para a escola, mas como experiência para outras escolas”. Ela esclarece que a ação que a escola criou a partir do projeto foi a “biblioteca viva: onde será inserido o conhecimento do agricultor familiar”, com o intuito de valorizar o conhecimento popular sobre medicina natural, plantio e diversos temas inerentes a vida das comunidades rurais.


Para Maria Aparecida Viera Santiago, da Efa de Piratininga, o projeto como um todo vem fortalecendo a ação de interdisciplinaridade e integralidade na rotina da Escola: “vamos poder trabalhar todas as disciplinas no mesmo projeto e no mesmo objetivo, onde cada escola vai desenvolver a atividade e juntos vai fortalecer a Refaisa”, avalia a gestora. Para Clemerson Alan Silva Mota, da Efa de Alagoinhas, o projeto aponta novas ações no ensino das Efas, “assim contribui ainda mais com as comunidades de abrangência da Escola”, pontua.


Conferência


A perspectiva é que esses resultados sejam expostos durante a Iª Conferência Nacional da Pedagogia da alternância no Brasil (Conpag), que acontecerá de 11 a 13 de setembro de 2019, em Salvador. O seminário de culminância do projeto marca o primeiro dia da Conferência. Para Alan, expor esses resultados durante a Conpag, será uma oportunidade para valorizar e divulgar a Refaisa e “as transformações que vem acontecendo nesse 50 anos da Pedagogia da Alternância, sendo colocada em prática pelas Escolas Famílias Agrícolas”, conclui. Para Ana Carla isso “vai mostrar para o poder público que a Efas, mesmo com pouco recurso, faz milagres na educação”, argumenta.


O projeto “Educação e Comunicação para o Clima e água no Semiárido Brasileiro” é realizado pelo Irpaa em parceria com a Refaisa e com financiamento da Organização internacional Sei So Frei.

Texto e Foto: Eixo Comunicação e Educação
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Pedagogia da alternância: ações voltadas para estudo do clima e água são desenvolvidas nas Efas

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005