IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Mulheres de comunidades Fundo de Pasto de Curaçá realizam 2º encontro

Mulheres de comunidades Fundo de Pasto de Curaçá realizam 2º encontro

No último dia 26 foi realizado o segundo encontro de mulheres das comunidades de Fundo de Pasto no município de Curaçá. O evento, que aconteceu no Teatro Raul Coelho, teve a participação de mulheres representando várias comunidades do município e foi organizado pela Articulação Regional de Fundo de Pasto - região do CUC e Irpaa.

Uma mística sobre a importância da preservação do meio ambiente deu início as atividades e as participantes expressaram a preocupação com o uso inadequado dos bens naturais e a necessidade de cuidar da Caatinga. Além disso, teve uma troca de experiências e o resgate sobre as informações repassadas no primeiro encontro. Em especial foram abordadas a certificação das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto e a regularização das áreas coletivas.

Em sequência foi feito um trabalho sobre a necessidade da organização social das comunidades. Com dinâmicas, relatos das participantes e material didático foi aprofundada a importância do papel de líderes e lideranças. De forma participativa e com muita animação, as participantes socializaram experiências e conhecimentos durante o encontro.

O evento e as temáticas tratadas foram avaliados como de suma importância para as comunidades e as participantes se comprometem em repassar estes assuntos para as comunidades, sugerindo também que estes debates sejam feitos nas comunidades para a animação e fortalecimento das famílias. A participante Rosemaria Alves dos Santos destacou também a importância da participação da juventude. “A juventude do campo precisa participar nos espaços da organização social e ter vez e voz de expressar os anseios dos jovens.”

Necessidade de organização

Diante das ameaças da implantação de grandes projetos do agro e hidronegócio, mineração, etc. que muitas comunidades tradicionais enfrentam, ficou evidente que as comunidades precisam se organizar e articular para garantir a vida e a permanência das famílias.

Esta organização, inclusive, deve considerar a Lei estadual 12.910/2013 que prevê a data de 31 de dezembro de 2018 como limite para que as comunidades de Fundos ou Fechos de Pastos possam solicitar o certificado de reconhecimento e a regularização das terras coletivas (territórios), o que deve ser feito junto ao Estado da Bahia, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário – CDA.

Importante salientar que existem diversos programas em execução que as vezes têm aparentemente um caráter semelhante, mas que tratam apenas do Cadastro Ambiental e não da certificação da comunidade ou regularização das áreas coletivas.

Texto e Fotos: Maria Oberhofer (Colaboradora Irpaa)
Revisão: Comunicação Irpaa


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Mulheres de comunidades Fundo de Pasto de Curaçá realizam 2º encontro

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005