IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

IRPAA realiza 19° Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido entre 15 a 27 de março

Agricultores acompanhando a produção de fenoAgricultores e agricultoras de todos os estados do Nordeste participam entre os dias 15 a 27 de março, na sede do IRPAA em Juazeiro-BA, de um importante curso sobre Convivência com o Semiárido. O evento denominado de Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido, acontece há 19 anos sempre no Centro de Treinamento da entidade localizado próximo ao bairro Jardim Primavera.

 

Durante este curso, os agricultores terão a oportunidade de discutir e compreender formas apropriadas para viabilizar uma produção agropecuária familiar segura conforme as condições do clima quente e seco do sertão. Poderão estudar a natureza no semiárido, os regimes de chuvas e os tipos de solos. Conhecerão as diversas formas de captação e uso da água, manejos corretos para aprimorar o criatório, além das formas ecológicas para o cultivo da roça familiar sem prejudicar o solo e a caatinga usando técnicas simples e conhecendo tipos de culturas que melhor se adaptam ao clima no sertão.

 

O curso oferece informações sobre o beneficiamento e comercialização de produtos típicos da agricultura familiar de forma justa e participativa, a partir da organização das comunidades rurais. Na programação, os participantes visitarão a Barragem de Sobradinho e o Centro de Pesquisa da Embrapa em Petrolina onde existem diversas experiências de tecnologias que viabilizam a Convivência com o Semiárido.

 

Os conteúdos serão ministrados pelos técnicos do IRPAA através de metodologia ligadas ao dia a dia dos agricultores. Os assuntos são vistos tanto em sala de aula como em demonstrações práticas, tudo de forma participativa valorizando a experiência dos participantes que discutem ainda o papel da educação voltada para a realidade do Semiárido e as politicas públicas que contemplam às necessidades reais do povo desta região

 

Ao final do curso, os participantes ligados a entidades populares de todo o Nordeste, levam não só as informações discutidas, como também, materiais didáticos e outras ferramentas para divulgarem e implementarem a Convivência com o Semiárido em suas regiões de origem.


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

IRPAA realiza 19° Escola de Formação para a Convivência com o Semiárido entre 15 a 27 de março

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005