IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Técnicos/as de campo de cinco municípios baianos participam de formação sobre Convivência com o Semiárido

Técnicos/as de campo de cinco municípios baianos participam de formação sobre Convivência com o Semiárido

Estudar o clima, a natureza e as questões relacionadas ao acesso à terra, à água, à produção apropriada ao Semiárido, além da educação contextualizada e comunicação, foram alguns dos principais temas presentes em uma formação voltada para os técnicos/as do projeto Pró-Semiárido que vão atuar nos municípios baianos de Juazeiro, Sobradinho, Sento-Sé, Remanso e Campo Formoso. A formação,  que contou com a colaboração de todos os eixos de atuação do Irpaa, aconteceu nos dias 16,17 e 18 desse mês no Centro de Formação Dom José Rodrigues, em Juazeiro.

O projeto Pró-Semiárido está sendo executado pelo Irpaa através da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O Pró-Semiárido visa fortalecer a produção agropecuária de 3.240 famílias rurais distribuídas em 108 comunidades desses municípios, com uma ação bem direta também junto aos grupos de produção que trabalham com o cooperativismo e associativismo nessa região.

De acordo o colaborador do Irpaa, Clérison Belém, que coordena as ações do projeto, é muito importante que as linhas de ações do Irpaa voltadas para o fortalecimento da Convivência com o Semiárido sejam o foco desse tipo de formação porque a equipe que faz o trabalho de campo vai levar os conteúdos da Convivência para suas ações práticas e para a elaboração de projetos que tragam resultados e melhorias na segurança alimentar e geração de renda das famílias com base no associativismo, cooperativismo, organização social, ambiental e produtiva. “Os técnicos e agentes precisam desse tipo de formação para realizar o trabalho de abordagem metodológica da melhor forma possível”, enfatizou Clérison.

O técnico Jorlano de Souza, que atua no município de Campo Formoso, lembrou que os conteúdos trabalhados pelo Irpaa são muito voltados para a realidade das comunidades onde o projeto vai ser executado. Ele destacou a importância de se trabalhar o manejo correto da terra, da natureza e a preservação dos bens naturais para que as comunidades, especialmente os jovens, sempre tenham o que produzir no Semiárido. O colaborador do Irpaa destacou ainda as discussões sobre as tecnologias de aproveitamento da água de chuva, muito importante para viabilizar a região. Jorlano se mostrou entusiasmado em estar levando as discussões da formação para as comunidades na perspectiva de que as famílias sempre tenham condições de produzir e se manter em sua própria terra.

Para Daiane de Souza Dantas, que vai atuar na região de Massaroca, interior de Juazeiro, a formação serviu muito para que a equipe do Pró-Semiárido conheça também a realidade dos outros municípios, e que foi de fundamental importância, estudar os conteúdos da Convivência. Ela destaca ainda a importância do debate sobre a criação de cabras como animais apropriados para a região e que proporcionam alimento e renda para as família. Para Daiane, esse tipo de formação ajuda a equipe a aprofundar os conhecimentos sobre o trabalho do Irpaa e sobre a Convivência que vai estar na base das ações do projeto e que vai proporcionar uma notável melhoria na qualidade de vida dessas famílias contempladas pelo Pró-Semiárido.

Texto/Foto - Comunicação Irpaa
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Técnicos/as de campo de cinco municípios baianos participam de formação sobre Convivência com o Semiárido

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005