IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Primeira cisterna-calçadão de Juazeiro torna-se modelo de produção

Primeira cisterna-calçadão de Juazeiro torna-se modelo de produção

A cisterna-calçadão localizada ao lado da casa de seu Ginaldo Alves e dona Sandra Gomes, foi a primeira deste tipo construída na região de Juazeiro. A propriedade do casal fica em Gangorra, a 25 quilômetros de Juazeiro (BA) e está se tornando em um modelo de produção familiar. Na época, em julho de 2008, quando o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) começava a ser implantado na região. Seu Ginaldo, mais conhecido por Dadá lembra que ofereceu a sua propriedade para realizar o primeiro curso de pedreiros e ao mesmo tempo construir a cisterna.

Naquela época, em entrevista a um programa de rádio da região, Dadá e dona Sandra falavam da expectativa em ver a cisterna cheia de água e ajudando a família a produzir de forma natural, muitas frutas e verduras na comunidade, porque na região, as pessoas tinham o hábito de produzir alimentos de modo convencional usando venenos e agrotóxicos. Aliás, na região banhada pelo rio Salitre, os cultivos de cebola, melão e outras culturas ainda são produzidos à base de muitos insumos químicos.

 Dois anos depois, tanto seu Dadá como dona Sandra, e a jovem Bruna, filha caçula do casal, se orgulham com os resultados da primeira cisterna-calçadão construída na região. Em volta de toda cisterna, a família já colhe uma diversidade de frutas e verduras como: coentro, alface, cebola, pimentão, maxixe, manga, melão e principalmente maracujá, a fruta que predomina em toda a área plantada. Seu Dadá conta que as safras do maracujá ocorrem a cada três meses, e as colheitas são feitas semanalmente, quando ele leva para uma das maiores feiras de produtos agrícolas do Nordeste, A Feira do Mercado do Produtor, uma média de dez sacos vendidos a dez reais cada. O preço do produto varia muito, mas a família já assegura com estas vendas uma média de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês. A família lembra que embora o maracujá seja o produto mais vendido atualmente, a safra da pimenta, que ainda é pequena, também gera uma renda para família, que só comercializa a produção depois de garantir o abastecimento da casa.

Os bons resultados obtidos pela família a partir da diversidade de produção de verdura e frutas também se deve à forma de cultivo adotado pela família. Nas plantações, eles não usam nenhm tipo veneno ou insumo químico, e sim, o esterco de cabras e os restos de culturas, que servem para fabricar o composto orgânico que aduba o solo e melhora a plantação. A família e os consumidores percebem a qualidade dos produtos que além de saudáveis têm um sabor muito mais agradável do que os cultivados à base de veneno.   

O casal avalia o quanto uma propriedade melhora e amplia sua produção a partir de uma tecnologia tão simples como uma cisterna de produção, abastecida com água de chuva, e dizem que seria muito bom se outras propriedades do sertão tivessem a mesma oportunidade de experimentar os benefícios dessa tecnologia, que melhora bastante o padrão de vida das famílias no Semiárido.

 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Primeira cisterna-calçadão de Juazeiro torna-se modelo de produção

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005