IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

26ª Romaria Canudos destaca os Jovens e o Meio Ambiente

26ª Romaria Canudos destaca  os Jovens e o Meio Ambiente

 Durante as atividades que aconteceram em torno da programação da 26ª Romaria da Canudos realizada nos dias 18 a 20 de outubro em Canudos-BA, os temas relacionados à juventude e o meio ambiente estavam presentes nos debates, nas celebrações, nas apresentações culturais e principalmente na caminhada que percorreu as principais ruas da cidade.

A Romaria teve seu inicio dia 18 com lançamentos de livros, desfiles e show musical no Memorial Antonio Conselheiro.  Na manhã do dia 19 a programação se concentrou em frente  à Capela do Cruzeiro, onde uma exposição de artesanatos, comidas típicas e materiais informativos sobre Canudos e projetos de produção apropriados ao sertão tomavam conta do espaço. Ainda no dia 19, um dos maiores desfiles cívicos envolvendo a escolas do município muito chamou a atenção principalmente dos tutistas e demais visitantes, e a noite, os debates e discussões sobre Canudos, juventude e meio ambiente durante a Mesa Redonda, deram o tom da programação que terminou com uma movimentada noite cultural onde artistas como Welleington Monteclaro, os palhaço Relaspão e Catrevagem da Companhia de  Show-Riso e o Forró do Lunga de Sobradinho, animaram muito os presentes. A programação do dia 20 começou no mesmo local com a celebração eucarística e caminhada até o açude de Cocorobó onde está submersa a Canudos fundada por Antônio Conselheiro.
 
O Padre José Alberto, vigário de Canudos e, um dos coordenadores da Romaria, enfatizou o papel e as capacidades dos jovens do sertão que assumem uma missão transformadora a partir dos projetos e ações das organizações populares que vem transformando a vida do povo desta região, considerando às formas de desenvolvimento social que observam os cuidados com água, com o solo e com a caatinga como um todo. 
 
Para o Pastor Djalma Torres da Igreja Batista de Nazaré, a coragem e fé dos jovens, demonstradas  também na Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho deste ano no Rio de Janeira, foi mais uma maiores demonstrações vivas da força da juventude presente nos principais momentos de mudanças reclamadas pela a sociedade como um todo.
 
A Romaria de Canudos é promovida pelo Instituto Popular Memorial da Canudos (IPMC) e Paróquia Santo Antônio de Canudos, com o apoio da Prefeitura Local, da Uneb, Irpaa, Coopecuc,  Arcas, Projeto Canudos e comercio local.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

26ª Romaria Canudos destaca os Jovens e o Meio Ambiente

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005