IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca

Siga-nos:



Notícias

Comunidades de Sento Sé fundam Cooperativa Agropecuária

Comunidades de Sento Sé fundam Cooperativa Agropecuária

Representantes das associações comunitárias de Andorinhas, Lages, Fartura, Limoeiro da Batateira, Tanque e Campo Largo, na zona rural de Sento Sé – BA, estiveram reunidos/as nos dias 17 e 18 de fevereiro em assembléia de fundação da Cooperativa Agropecuária de Produtores/as de Sento Sé – Cooapssé. Na ocasião, integrantes do Irpaa e do Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP destacaram a importância de uma cooperativa para o município, principalmente no sentido de organizar a produção para comercialização.

Após aprofundar o debate acerca da necessidade de uma organização comunitária como esta naquela região, a assembléia discutiu e aprovou o Estatuto Social, definiu o nome e elegeu a primeira Diretoria Executiva da Cooapssé, que foi fundada com mais de 30 cooperados/as. Nos encaminhamentos definiu-se também que a entidade possuirá os setores de produção, comercialização, formação e assessoria técnica. O Irpaa será um dos colaboradores no trabalho de assessoria e técnica à cooperativa, bem como irá contribuir com a assessoria jurídica no primeiro ano de funcionamento da mesma.

A iniciativa é resultado da organização das comunidades, as quais contam também com o incentivo do Irpaa através do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto naquela região. Projetos como o Recaatingamento com Comunidades Agropastoris e Extrativistas e Assessoria Técnica e Extensão Rural, ambos em desenvolvimento nas comunidades rurais de Sento Sé, contribuíram significativamente para este passo dado, reconhece Tiago Pereira, um dos representantes do Irpaa na assembléia. As visitas técnicas e reuniões voltadas para organização e comercialização da produção, assim como os cursos e demais formações que o Irpaa tem proporcionado às comunidades, tem facilitado o acesso aos principais instrumentos de organização social que garantem a permanência das famílias em sua região, a exemplo do cooperativismo com base na proposta de Convivência com o Semiárido.

Além disso, a construção de uma Unidade de Beneficiamento na comunidade de Fartura, meta do Projeto Recaatingamento, impulsionou também a criação da Cooapssé, uma vez que o grupo irá dispor de estrutura para beneficiamento e produção de derivados a partir de matérias-prima como o umbu, o maracujá da caatinga, entre outros. Grupos que já desenvolviam trabalho com beneficiamento e comercialização de produtos, a exemplo da Comunidade de Lages, agora se junta a recém criada Cooapssé a fim de somar esforços visando o fortalecimento da organização social de base comunitária.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades de Sento Sé fundam Cooperativa Agropecuária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005