IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Comunidades de Sento Sé fundam Cooperativa Agropecuária

Comunidades de Sento Sé fundam Cooperativa Agropecuária

Representantes das associações comunitárias de Andorinhas, Lages, Fartura, Limoeiro da Batateira, Tanque e Campo Largo, na zona rural de Sento Sé – BA, estiveram reunidos/as nos dias 17 e 18 de fevereiro em assembléia de fundação da Cooperativa Agropecuária de Produtores/as de Sento Sé – Cooapssé. Na ocasião, integrantes do Irpaa e do Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP destacaram a importância de uma cooperativa para o município, principalmente no sentido de organizar a produção para comercialização.

Após aprofundar o debate acerca da necessidade de uma organização comunitária como esta naquela região, a assembléia discutiu e aprovou o Estatuto Social, definiu o nome e elegeu a primeira Diretoria Executiva da Cooapssé, que foi fundada com mais de 30 cooperados/as. Nos encaminhamentos definiu-se também que a entidade possuirá os setores de produção, comercialização, formação e assessoria técnica. O Irpaa será um dos colaboradores no trabalho de assessoria e técnica à cooperativa, bem como irá contribuir com a assessoria jurídica no primeiro ano de funcionamento da mesma.

A iniciativa é resultado da organização das comunidades, as quais contam também com o incentivo do Irpaa através do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto naquela região. Projetos como o Recaatingamento com Comunidades Agropastoris e Extrativistas e Assessoria Técnica e Extensão Rural, ambos em desenvolvimento nas comunidades rurais de Sento Sé, contribuíram significativamente para este passo dado, reconhece Tiago Pereira, um dos representantes do Irpaa na assembléia. As visitas técnicas e reuniões voltadas para organização e comercialização da produção, assim como os cursos e demais formações que o Irpaa tem proporcionado às comunidades, tem facilitado o acesso aos principais instrumentos de organização social que garantem a permanência das famílias em sua região, a exemplo do cooperativismo com base na proposta de Convivência com o Semiárido.

Além disso, a construção de uma Unidade de Beneficiamento na comunidade de Fartura, meta do Projeto Recaatingamento, impulsionou também a criação da Cooapssé, uma vez que o grupo irá dispor de estrutura para beneficiamento e produção de derivados a partir de matérias-prima como o umbu, o maracujá da caatinga, entre outros. Grupos que já desenvolviam trabalho com beneficiamento e comercialização de produtos, a exemplo da Comunidade de Lages, agora se junta a recém criada Cooapssé a fim de somar esforços visando o fortalecimento da organização social de base comunitária.
 


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Comunidades de Sento Sé fundam Cooperativa Agropecuária

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005