IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

Viver no sertão é conviver com o Clima

Formulário de Busca


Notícias

Amefas inaugura cursos do Pronatec em Sobradinho

Amefas inaugura cursos do Pronatec em Sobradinho

 A Amefas (Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola de Sobradinho) teve na noite de ontem (30), mais um motivo de alegria e satisfação. Realizada na Câmara de Vereadores de Sobradinho, a aula inaugural do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), contou com a presença de autoridades municipais, dentre elas: o prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, o vereador Adilson Ribeiro (PT), a secretária de Educação do município, Ducilene Kesterik, bem como as presenças do presidente da Amefas e Coordenador Geral do Irpaa, Ademilson Rocha (Tiziu), a Coordenadora Geral do Pronatec – IF Sertão Pernambucano, Eliene Silva, o gerente regional da Bahia Pesca em Sobradinho, Gilmar Nascimento, o presidente da Colônia de Pescadores de Sobradinho e Maria Aparecida Mendes (Cida Pescadora), representando as/os estudantes também presentes no plenário da casa legislativa.

Em seu discurso, Tiziu, presidente da Amefas, enfatizou a importância das Escolas Família Agrícola e dos cursos dirigidos ao potencial da região. "A nossa educação avançou muito. Tive a oportunidade de estudar na Escola Família Agrícola, com o olhar voltado para a nossa realidade e aprendi a conhecer o lugar onde nascemos e vivemos. A gente precisa de uma educação que contemple de fato o nosso ambiente”, defendeu.

De início serão oferecidos os cursos de Piscicultura, Tanque-rede e Pescado, os quais, na opinião da Amefas, podem projetar o município. “Com essas iniciativas nós podemos projetar Sobradinho para o mundo. Os cursos do Pronatec vêm fortalecer essas perspectivas”, finalizou Tiziu.

Gilmar Nascimento, supervisor do Pronatec – Unidade Remota de Sobradinho, apontou o pioneirismo da Amefas em profissionalizar seus discentes. “A gente se sente muito feliz em oferecer esses cursos para as pessoas e agradeço especialmente a Amefas por ter sido pioneira, por ter dado oportunidade de formação profissional e cidadã aos alunos da Escola Família Agrícola”, declarou Gilmar, conhecido como Juriti.

Ao destacar a iniciativa com o beneficiamento do pescado, Cida Pescadora destacou: “Sou pescadora de muitos anos. Não tive oportunidade de fazer faculdade, mas sempre tive facilidade de trabalhar com peixe. Hoje tenho uma vantagem de conhecer pescado. Desenvolvi vários produtos. Temos 16 produtos hoje destinados à merenda escolar. Esse trabalho que está sendo realizado em Sobradinho será um marco", disse entusiasmada.

Texto e Fotos: Amefas


Veja também

< voltar    < principal    < outras notícias

Página:

Amefas inaugura cursos do Pronatec em Sobradinho

Para:


Suas informações:



(500 caracteres no máximo) * Preenchimento obrigatório




Campanhas

Newsletters

Cadastre seu e-mail para receber notícias.

Formulário de Contato





Faça sua doação


Copyright © 2005 - 2009 IRPAA.ORG Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA
Avenida das Nações nº 04 - 48905-531 Juazeiro - Bahia, Brasil
Tel.: 0055-74-3611-6481 - Fax.: 0055-74-3611-5385 - E-mail: irpaa@irpaa.org - CNPJ 63.094.346/0001-16
Utilidade Pública Federal, Portaria 1531/06 - DOU 15/09/2006 Utilidade Pública Estadual, Lei nº7429/99
Utilidade Pública Municipal, Lei nº 1,383/94 Registro no CNAS nº R040/2005 - DOU 22/03/2005